Opinião
O espírito de servir
Feito com cuidado, carinho e atenção sincera, o serviço pode mudar a vida de uma pessoa
Feito com cuidado, carinho e atenção sincera, o serviço pode mudar a vida de uma pessoa
4 de abril de 2017 - 8h00
O serviço é algo tão constante em nossas vidas que nos deparamos com diferentes tipos diariamente, sem nos darmos conta: o café servido na lanchonete, o professor de ginástica, o táxi a caminho do trabalho, o porteiro do prédio, entre muitos outros. Costumo dizer que o serviço é um patrimônio invisível, pois a sua prática, com qualidade, realmente faz a diferença. O que realmente encanta em um serviço?
Feito com cuidado, carinho e atenção sincera, o serviço pode mudar a vida de uma pessoa. Tivemos uma experiência destas inesquecíveis em um dos hotéis da Blue Tree. Um hóspede chegou para passar alguns dias no hotel e pediu um remédio para dor de cabeça na recepção. Um de nossos profissionais notou que ele aparentava estar diferente dos outros dias. O profissional entregou o remédio, mas, intuindo uma iniciativa melhor para aquele caso, sugeriu levá-lo para o hospital, onde o hóspede foi medicado, fez exames e passou por uma cirurgia de emergência. Chamamos de atitude “Plus One” uma ação a mais que encante, que seja memorável e fazemos atendendo ao chamado da alma. Como nesse caso, “alma é a alma do negócio”.
Quem não gosta de receber um sorriso largo, ser chamado pelo nome e receber um “bom dia” alegre? Considero tal ato tão simples de se fazer, mas que pode modificar o dia, ou quem sabe a vida, de quem recebe. Ou melhor, já pensou no contrário, de estar em uma cidade onde ninguém sorri e cumprimenta, sem nenhuma gentileza? Conheço um ditado que ilustra muito bem isso: “Não abra a loja enquanto o sorriso não estiver preparado”.
Que tal praticar o “Plus One” fazendo o comum ser incomum? Que tal colocar em ação a capacidade intelectual, a emocional e a espiritual, que aumentam os horizontes? É desta forma que nascem os laços de amizade, admiração e fidelidade! Tudo indica que somente o ser humano é capaz de praticar este conjunto de inteligências com sabedoria.
O serviço de qualidade e diferenciado também se aplica ao ambiente digital. Somos privilegiados a viver neste extraordinário e maravilhoso mundo online, onde o espírito de servir, de maneira sensível e personalizada, pode ser o propulsor e promotor de novas revoluções digitais e tecnológicas, que facilitam a nossa vida e nos levam a mundos ainda nunca imaginados.
Que tal refletir sobre a sensibilidade da sua alma para o negócio e o trabalho, para ser único e fazer a diferença? Porque “alma, é a alma do negócio”!
Compartilhe
Veja também
Técnica e estratégia
Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados
Premiunização para avançar
Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios