Visão 360 e parceria entre gerações

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Opinião

Visão 360 e parceria entre gerações

O mercado de hoje não comporta mais uma estrutura com diversos especialistas em posições de liderança


28 de abril de 2017 - 8h00

A fragmentação da mídia que assistimos nos últimos 20 anos vem provocando profundas mudanças nas formas como as empresas de mídia atuam. Um dos principais personagens que tem pautado essas transformações é o profissional de marketing, que precisou desenvolver a capacidade de ter uma visão 360 sobre todo o processo de comunicação das marcas sob sua responsabilidade. O mercado de hoje não comporta mais uma estrutura com diversos especialistas em posições de liderança, seja em comunicação offline, digital, PDV, marketing direto, eventos ou qualquer outra disciplina. O comandante do marketing precisa ter a compreensão completa de todo o processo para fazer uma distribuição mais estratégica das verbas e saber o que pedir de cada fornecedor.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Além de estar constantemente se atualizando no plano acadêmico, o novo profissional de marketing que se prepara para os anos 2020 precisa estar apto a buscar no front aprendizados importantes, pois sabemos desde sempre que as metodologias tradicionais nos afastam da busca pela inovação. E sem ela fica difícil de se destacar num mercado cada vez mais competitivo. É muito gratificante perceber que cada vez mais temos empresas que reservam ao menos 10% de suas verbas para investir no novo, sem que isso comprometa suas KPIs (Key Performance Indicator).

Mas não podemos confundir a busca pela inovação e aceitação de riscos com impetuosidade e inconsequência. Uma maneira de equilibrar a fórmula é justamente na montagem de suas equipes, harmonizando a convivência e parceria de nativos digitais com profissionais de outras gerações. É muito comum termos profissionais mais velhos se incomodando com a ascensão de jovens talentos e, ao mesmo tempo, estes discriminando os colegas com mais tempo de casa como se a idade necessariamente os tornassem obsoletos. Um bom profissional de marketing precisa saber unir as virtudes dessas duas correntes. Se os jovens têm maior fluência digital, também trazem muitas vezes uma impetuosidade que pode ser perigosa. E nesse momento, a maturidade e a experiência na condução de negócios dos colegas mais velhos pode equilibrar a balança.

Vencer este desafio e os novos que surgem a cada dia está longe de ser uma tarefa simples. E é por isso que temos que celebrar profissionais de marketing que conseguem atuar dentro dessa nova exigência, superando obstáculos em um mercado em constante reinvenção.

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