5 podcasts valiosos sobre Inteligência Artificial

Buscar

5 podcasts valiosos sobre Inteligência Artificial

Buscar
Publicidade

Opinião

5 podcasts valiosos sobre Inteligência Artificial

Apesar de haver muito conteúdo publicado a respeito de IA, o tema ainda é de difícil compreensão


12 de julho de 2017 - 7h00

Edição 108 do Mamilos: reflexão e desconforto (Reprodução site Mamilos)

O assunto Inteligência artificial e todos os agregados, como machine learning e deep learning, estão ocupando muito espaço na mídia e invadindo todas as áreas de conhecimento e do trabalho humano. As discussões sobre o impacto nas profissões e empregos estão acaloradas. Mesmo com a profusão de conteúdo publicado a respeito, é fácil constatar que esse tema ainda é árido, de difícil entendimento e compreensão.
Para ajudar nessa entrada no mundo maravilhoso da inteligência artificial, selecionei cinco episódios de podcasts com conversas didáticas e divertidas sobre inteligência artificial, machine learning e um pouco de robótica. Como seria esperado, as conversas nesses episódios citam a velha história da skynet, o angustiado papo dos robôs roubando nossos empregos, o impacto nas profissões e a ética nesses novos tempos que vivemos. Somando todos os episódios, são quase nove horas de conversa. Coloca o fone no ouvido e aproveita melhor o seu tempo no meio do trânsito, dando a sua corrida diária e lavando louça. Esses são bons momentos para ouvir podcasts!

Se estuda ou trabalha com marketing, aí eu tenho um conteúdo adicional para você. Dias atrás, dei uma entrevista para o Innovation Insider sobre a aplicação da inteligência artificial e machine learning em marketing. Foram cinco perguntas simples feitas por Pyr Marcondes. Acho que ele esperava respostas curtas, mas não resisti em explorar mais esse tema e acabei me alongando. Se você não entende muito bem as inovações que machine learning provoca no marketing, acho que essa entrevista pode te ajudar.

Curta, aprenda e abra a cabeça com esses cinco podcasts muito especiais:

Mamilos 108 – O Futuro do Trabalho
Uma discussão muito didática e abrangente a respeito das mudanças que a inteligência artificial causará em nossas vidas. E um grande debate sobre o impacto dessa tecnologia no trabalho. Achei excelente o roteiro do programa. Não concordo com tudo, mas a reflexão é boa e causa desconforto.
(1h40)

Braincast 207 – A Revolução das Máquinas Inteligentes
Essa é uma conversa afiada e divertida sobre o impacto da computação cognitiva em diversas áreas. Rola uma discussão sobre se poderemos ter no futuro uma espécie de inteligência artificial do mal e também a lembrança das inteligências artificiais mais marcantes da ficção. Aqui você vai aprender e se divertir.
(1h45)

Dragões de Garagem #92 – Inteligência artificial
Uma conversa  sobre os precursores do desenvolvimento científico no campo da inteligência artificial.  Você vai conhecer a sala chinesa e o teste de Turing. Nesse programa, os conceitos são amplamente discutidos. E rola um bom papo também sobre veículos autônomos.
(1h57)

Fronteiras da Ciência – Robôs, Inteligência Artificial e a Ética (parte 1 e parte 2)
Esse é um debate de alto nível entre acadêmicos e com muito foco em machine learning. Também tem um papo profundo sobre a ética aplicada ao mundo da inteligência artificial, onde privacidade e uso intensivo de dados pessoais ganham destaque.
(0h30)

CabulosoCast #201 – Inteligência Artificial
Aqui a conversa é sobre como a literatura de ficção científica trabalha com o conceito de inteligência artificial. A primeira parte explora obras antigas da literatura, enquanto a segunda parte é dedicada a obras mais atuais.
(2h15)

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas fofoqueiras

    O consumidor deixa rastros de seus gostos (ou não) o tempo todo, resta às empresas saberem como lidar com isso

  • Liderar (e ser liderado) em tempos ambíguos

    Planilha de empresas tóxicas, inspirada na congênere de agências, reflete o desafio atual dos ambientes corporativos em meio à pressão por resultados e busca de significado