Microinfluenciador: sempre foi sua vez

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Opinião

Microinfluenciador: sempre foi sua vez

Desde muito antes de Facebook, Instagram e Youtube existem pessoas que sabem mais sobre determinados assuntos, têm autoridade para falar e atrair públicos


21 de julho de 2017 - 8h48

Outro dia participei de um evento e contei uma historinha, que também vou dividir com vocês aqui. Quando eu era mais jovem – nem faz tanto tempo assim, mas deixo claro que internet nem existia –, eu tinha uma amiga com cabelos lindos, enormes, todo encaracolado. O meu cabelo era um pouco esquisito, nem cacheado, nem liso. Sabe cabelo que vai enchendo e não tem muita forma? Então, era assim. Eu vivia tentando alisar. Outros tempos, né minha gente? Como ela era popular e ainda tinha cabelos lindos, passava horas tentando tirar dela qual xampu usava, qual creme (caseiro, claro. Naquela época babosa era o must!). Nada funcionava comigo. Eram cabelos diferentes. Mas quem nunca quis ser igual a um amigo que faz sucesso entre as meninas ou ainda cortar o cabelo igualzinho àquela celebridade? Não precisa me contar que já cortou franjinha estilo Xororó!

Hoje, eu vejo que minha amiga era uma baita microinfluenciadora. Descobri depois que outras meninas queriam ter o cabelo igual ao dela. Como estamos falando de uma época sem Instagram, Youtube e os grupos gigantes sobre cuidados com os cabelos que existem no Facebook, ela reinava absoluta.

E foi com essa historinha que expliquei que o microinfluenciadores sempre tiveram espaço, sempre existiram. Claro que agora as ferramentas de mídias sociais contribuem para que os microinfluenciadores cheguem mais longe. Mas o conceito é o mesmo. Sou capaz de listar amigas minhas que poderiam aproveitar o conhecimento que têm sobre algum assunto e se tornar um creator.

Microinfluenciador é aquele que tem paixão por alguma coisa. É aquele que sabe um pouco mais sobre aquele assunto do que você. Tem autoridade, tem proximidade com o seu público. Em um outro paralelo, o influenciador (esses que hoje têm milhões de seguidores e levam multidões aos seus shows) estão mais para celebridades. Bem distantes, aquelas que só vemos na TV ou passeando no calçadão de Ipanema.

Importante desmistificar essa questão de números. Os microinfluenciadores não estão tão preocupados com volume. Também, em princípio, não estão preocupados em monetizar o conteúdo que produzem.

Gosto de dizer que o microinfluenciador é:
. apaixonado pelo assunto que aborda
. conhecedor: sabe como ninguém sobre o que está falando
. fonte para um grupo (como inspiração, por exemplo)
. não busca recompensa financeira (pelo menos no início)
. pouco profissionalizado (produz conteúdo de forma caseira)

Outras características também destacam o microinfluenciador. Como ainda lidam com menor número de fãs e seguidores, conseguem dar atenção individual. Assim, quando o assunto é engajamento, não tem para ninguém! Segundo uma pesquisa da Takumi, plataforma de gerenciamento de mídia no Instagram, influenciadores com até mil seguidores geram cinco vezes mais engajamento do que os influenciadores com mais de 100 mil seguidores.

Portanto, se você quer alguém que realmente converse com seu público, não ignore aquele seu vizinho ou amigo que sabe tudo sobre alguma coisa!

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