Ações digitais educativas revolucionam o agronegócio

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Opinião

Ações digitais educativas revolucionam o agronegócio

Empresas do setor perceberem que o reconhecimento de marca ganha efetividade em redes sociais, aplicativos, blogs, sites e demais plataformas


23 de agosto de 2018 - 11h33

É notório que as indústrias de agronegócio se apoiam de forma mais natural em ações digitais. Boa parte deste movimento pode ser creditado ao fato de estas empresas perceberem com amplitude que o reconhecimento de marca – tão importante quanto a própria venda – ganha efetividade em redes sociais, aplicativos, blogs, sites e demais plataformas. Outro ponto importante é que estes canais permitirem um ROI teoricamente mais certeiro – índice muito cultuado no setor.

 

(Crédito: Pixabay/Pexels)

Independente de qual seja o real motivo, a maior parte das iniciativas se apoia em compartilhar conteúdo com o objetivo de educar o agropecuarista. Neste contexto, destacam-se algumas práticas:

– Real utilização do banco de dados

Dados coletados pela força de vendas, representantes, traidings, distribuidores, associações dão suporte para ações diferenciadas e estratégicas. Destaque para as iniciativas que, com base em oscilações de mercado e rotina dos agropecuaristas, instruem, por exemplo, sobre a melhor época para comprar determinado insumo ou vender uma commodity específica.

– Integração de múltiplos canais

As abordagens bem-sucedidas têm utilizado múltiplos canais complementares, com o suporte de recursos de inbound marketing. Ganham relevância as ações que orientam como monitorar o ganho de peso do gado e recomendam sobre quais as vacinas necessárias.

– Marketing comportamental relevante

O número de ações digitais que impactam os agropecuaristas tem aumentado significativamente, nos últimos anos. Com base em segmentação e determinados comportamentos, como, por exemplo, de navegação em um site, é possível impactar os produtores rurais de forma mais efetiva. Destaque para as newsletters ou ebooks, que ganham personalização e ajudam a diferenciar a empresa de agronegócio da concorrência.

– Marketing de influência natural

Ações focadas em líderes e entidades que contribuem diretamente para a tomada de decisão de agropecuaristas.Tudo é natural, como se o influenciador tivesse conversando com seus vizinho de cerca. Sobressaem-se as iniciativas de empresas que se associam a projetos relacionados à sucessão familiar, uso de tecnologias e aumento da performance no campo.

Todas estas iniciativas conectam o agropecuarista ainda mais ao campo, ajudam claramente na solução de problemas e, em real time, se ajustam às necessidades mutáveis dos agropecuaristas.

*Crédito da foto no topo: Tookapic/Pexels

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