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Opinião

Por que você precisa ter Instagram skills?

A rede social passou a ser o cartão de visitas para qualquer empreendedor que sabe usar a internet a seu favor


30 de agosto de 2018 - 15h08

(Crédito: Omkar Patyane/Pexels)

Você sabia que apenas uma rede social é suficiente para mudar o futuro da sua marca?

Diante da influência da era da super estimulação sobre todos os formatos de negócio, o branding digital nas redes sociais é, sem dúvida, uma das estratégias mais fortes para a comunicação da sua marca ou produto.

Pode ser que haja um gap (lacuna/espaço) entre o que você pensa que sua marca transmite e o que ela transmite de fato. Isso é branding, o trabalho que você desenvolve para gerar um bom sentimento do seu público em relação ao seu trabalho.

Estamos vivendo uma época em que a vida pessoal e a digital não estão mais separadas. Por isso, investir tempo em planejamento estratégico para o Instagram é fundamental para qualquer um que queira atualizar sua imagem, tanto pessoal quanto para o seu negócio. Seus clientes estão interessados em saber quem você é, quem é a pessoa por trás do seu brand. Muito mais do que imaginamos, as pessoas estão interessadas em lifestyle e na aproximação de uma marca com o público. Ou seja, você precisa humanizar em vez de trabalhar só um posicionamento institucional.

Saiba que o que você posta nas redes sociais diz muito sobre sua essência. Precisa haver uma coerência entre seu perfil pessoal e sua marca — caso você vincule um ao outro — pois uma vez que os conteúdos são coerentes, a credibilidade é maior. Por exemplo, se você possui um perfil voltado para uma marca de comidas saudáveis, não é coerente você postar constantemente que está em uma rede de fast food.

Focar em uma rede pode ser mais eficaz para transformar o branding da sua empresa. E alguém tem dúvidas de qual seria a melhor? O Instagram é a rede social que mais tem se destacado atualmente. Falando em números, a plataforma teve um crescimento gigantesco nesses últimos anos. Em 2017, por exemplo, atingiu um total de 700 milhões de usuários cadastrados (segundo divulgação na Adweek). Os números da rede são impressionantes! Por dia, são mais de 250 milhões de usuários ativos no Instagram Stories. Isso significa que o Instagram se tornou tão bem posicionado na mídia digital quanto o Twitter, o Facebook ou o LinkedIn — redes que o público estava mais habituado. O Instagram passou a ser o cartão de visitas para qualquer empreendedor que sabe usar a internet a seu favor.

Existe uma lei matemática que diz muito sobre a arte: o todo faz a parte e a parte faz o todo. Ela foi criada por Benoit Mandelbroit, em 1970, e é reconhecida como geometria fractal. Se aplicarmos isso ao modo como produzimos um feed para o Instagram, cada uma das fotos do feed deve ser pensada separadamente para que todas as postagens tenham qualidade individualmente.

Seu Instagram é sua vitrine. Cada foto é uma pequena parte que fará uma enorme diferença no todo. Por isso, é muito importante pensar que a construção do seu feed é um processo que envolve muitas habilidades. Cada vez mais, a forma de lidar com a internet exige que sejamos bons em diversas áreas do conhecimento ou que, pelo menos, conheçamos o mínimo sobre algumas delas. Identificamos várias áreas que consideramos fundamentais para que você consiga produzir um feed estratégico. Para isso, você tem que ser:

  1. Um pouco fotógrafo
  2. Um pouco diretor de arte
  3. Um pouco produtor
  4. Um pouco designer
  5. Um pouco pesquisador/coolhunter
  6. Um pouco social media
  7. Um pouco relações-públicas
  8. Um pouco videomaker

Estamos vivendo uma mudança de era que afeta, inclusive, as formas de trabalhar que conhecemos. Achar que você não pode desenvolver outras habilidades e ignorar as redes sociais te deixará, literalmente, de fora, seja qual for o seu ramo. Você precisa ser multipotencial, ou um pato. Como preferir. O pato é um dos animais mais completos da natureza. Um bicho curioso, dotado de uma capacidade de aprender a fazer de tudo um pouco.

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