Marketing de influência pela lente do relacionamento

Buscar

Marketing de influência pela lente do relacionamento

Buscar
Publicidade

Opinião

Marketing de influência pela lente do relacionamento

As marcas devem se livrar do “vício” programático digital e voltar a se preocupar com experiências reais e em criar experiências onde o olho no olho e o toque tenham espaço


20 de fevereiro de 2019 - 18h53

 

(Crédito: Nicole De Khors/Stock Up)

O marketing de influência evoluiu muito nos últimos anos. Há pouco tempo, o investimento de marketing em cocriação de conteúdo com influenciadores – os novos veículos, que passaram a fazer forte concorrência com a TV e o impresso – ainda era tímido. Não havia ferramentas para medir a eficácia das campanhas e nem clareza sobre qual o melhor tipo de influenciador escolher para cada história de marca.

Nesse meio tempo, várias métricas e trackings surgiram. Mas muitas agências ainda insistem em defender a escolha de influenciadores com números frios de alcance. O resultado: as vendas não apareceram. O consumidor viu o post no Instagram do influencer segurando o produto ou o vídeo do youtuber promovendo a marca. Mas não se engajou. Não levantou o bumbum do sofá.

O erro? Pessoas gostam de pessoas, de histórias, de recomendações genuínas, não de “propaganda”. Pessoas não são exatas. Ferramentas dão um norte, mas é preciso conhecer as pessoas de verdade, olho no olho, entender nuances que nenhuma ferramenta digital proporciona. E sim, tomar riscos. E quem começou a olhar o marketing de influência através da lente do relacionamento e não da simples troca transacional, tem obtido resultados brilhantes. De acordo com um estudo da Linqia em 2018 nos EUA, onde essa visão é mais consolidada, 39% dos profissionais de marketing planejam aumentar o budget de influenciadores.

Sob esse contexto e baseado no meu dia a dia com profissionais de grandes marcas e influenciadores, listo aqui o que vai ser tendência no marketing de influência para este ano:

Humanidade aumentada – as marcas devem começar a se livrar do “vício” programático digital dos últimos anos e voltar a se preocupar com experiências reais, com o “off”, para serem percebidas como mais reais e pessoais. Devem criar experiências onde o olho no olho e o toque tenham espaço. Vão focar experiências reais, onde seja possível executar o marketing multissensorial e facilitar a produção de conteúdo por influenciadores, como as casas de marca ou as lojas instagramáveis.

Brand-safety não faz sentido – as marcas vão estar mais abertas a projetos de colaboração criativa com influenciadores considerados não tão brand-safety, mas que efetivamente sabem engajar sua audiência. Só quem é polêmico tem engajamento altíssimo, a audiência sempre volta pra ver mais. Desta maneira, mas marcas começam a colocar menos amarras, deixando a cocriação fluir de verdade, em favor da conversa real que engaja.

Marcas e pessoas são para casar – os influenciadores já perceberam que campanhas “one shot” soam falsas para sua audiência e vão priorizar parcerias de longo prazo com as marcas. As marcas, por sua vez, vão notar que ao poderem contar sua história num projeto de longo prazo, poderão fazê-lo de maneira mais profunda, autêntica e consistente para a audiência do influenciador.

Micro e nano influencer: chegou a sua vez – celebridades e influenciadores com grande número de seguidores em geral tem taxas de engajamento menores e tendem a trabalhar em formato de “job”. São ótimos para gerar awareness “tiro de canhão”, mas para manter a conversa rolando as marcas vão cada vez mais apostar em influenciadores menores e mais próximos, que são mais autênticos, tem maior credibilidade e são capazes de gerar boca a boca de recomendação genuína sólida em suas redes rapidamente.

Jurídico, facilita ae! – em geral, as empresas possuem formatos padrão de contrato publicitários com influenciadores, baseado nos antigos contratos de mídia, longos e complexos. Novos modelos de colaboração criativa entre marcas e pessoas, cada vez mais ágeis e imprevisíveis, vão exigir das áreas jurídicas das agência e empresas criatividade para garantir agilidade frente ao não binarismo das campanhas com pessoas.

Em resumo, o mercado de influenciadores mudou muito e marcas e pessoas estão se adaptando a uma dinâmica mais fluida, mais rápido do que se possa imaginar. E isto não é mais para daqui a pouco, é pra já.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Sobre tudo que não vamos encontrar no SXSW

    Na ânsia de buscar o novo deixamos vários assuntos não resolvidos para trás

  • Negócios do futuro

    Equilibrando inovação, ética e rentabilidade no mundo corporativo contemporâneo