Crescimento do Header Bidding no exterior se reflete no Brasil

Buscar

Crescimento do Header Bidding no exterior se reflete no Brasil

Buscar

post patrocinado

Por Prebid

Crescimento do Header Bidding no exterior se reflete no Brasil

Solução se estabelece no Brasil como modelo de monetização do inventário programático e divulga comunidade no Slack para dúvidas


19 de setembro de 2018 - 20h05

O que é Header Bidding?

Header Bidding é uma solução para melhor monetização do inventário programático em relação ao que os veículos de comunicação web podem ter como: waterfall/cascata, ou mesmo entregar sua venda programática para apenas um parceiro.

Muitas são as vantagens para os Publishers ao adotar Header Bidding, como: maior receita no programático, diversificação das fontes de demanda e monetização, transparência sobre os bids “ganha quem paga mais”, controle sobre o inventário programático, implementação gratuita com código open source, novidades e melhorias contínuas. Portanto, é uma solução que evolui como tecnologia (de Client Side para Server-to-Server) e para outros formatos, como vídeo e native.

Como surgiu
“In 2009, I invented a technology called Headerbidding…” (8:40) disse Brian O’kelley, pioneiro da indústria programática, no evento Online Marketing Rockstars, que aconteceu em maio deste ano. E quando a solução começou a ganhar notoriedade, estes eram os maiores benefícios apontados por quem implantou, como mostra o gráfico abaixo:

Publishers são os maiores beneficiados
Header Bidding é o que de melhor ajuda o Publisher em sua questão urgente: como obter melhor monetização nos espaços publicitários?

Neste contexto, o Header Bidding é a resposta testada e comprovada. A adoção aconteceu primeiro no exterior, e hoje está consolidada nos maiores portais do Brasil. Segundo os dados do e-marketer, de Setembro de 2017, 70% dos publishers nos Estados Unidos já utilizavam Header Bidding para monetização programática.

No Brasil
Várias iniciativas ajudaram a alavancar a adoção e a melhorar o conhecimento dos Publishers sobre o assunto, vejamos algumas:

• Whitepaper ‘Por dentro da Solução de Header Bidding’ (2016)
• Webinar IAB ‘O que eu preciso saber sobre Header Bidding’ (2017)
• IAB Artigo ‘Header Bidding em 140 caracteres’ (2017)
• IAB AdTech&Data ‘Como o Header Bidding está mudando a mídia programática’ (2017)
• Webinar Header Bidding Basics (2017)
• Header Bidding Case Study Studio Sol (2017)
Header Bidding Summit, organizado por AppNexus, Criteo, Oath e Rubicon (2017)
• Congresso Ads&Performance ‘Header Bidding – o que os profissionais de marketing precisam saber‘ (2018)
• Webinar IAB ‘O Header Bidding nos Publishers do Brasil’ (2018)

Com materiais em português e os bons resultados lá fora, 2017 foi o ano do Header Bidding no Brasil. Houve uma grande adoção envolvendo grandes sites e também mid e long tail. Empresas de AdOps e de consultoria passaram a fornecer o serviço de instalação e monitoramento do Header Bidding, utilizando o Prebid como base e seu código aberto.

O Prebid é uma biblioteca e comunidade de código aberto que ajuda os editores a implementar o Header Bidding em seus websites e aplicativos, gratuitamente. Saiba mais em: http://prebid.org/

Header Bidding continua crescendo
No gráfico ‘US Websites No gráfico ‘US Websites that Use Header Bidding, by Category, Sep 2017-May 20 2018’ é possível ver que o crescimento da adoção continua em seguimentos como sites noticiosos e e-commerce, com dados recentes.

Com este crescimento, sites que atuam apenas com um ou dois parceiros de monetização estão cada vez mais raros. O motivo principal é a capacidade que alguns players no Brasil possuem para oferecer demanda, competir no ambiente programático – a competição gera a elevação dos preços ofertados por cada impressão –, e aumentar a receita no final do mês. Não há mágica, há competição e transparência.

Empresas que atuam no setor continuam reportando crescimento nas conexões Header Bidding com Publishers. Um exemplo: ‘Rubicon continues to grow the number of header bidding connections.’ (2018).

EBDA
Em resposta ao movimento de devolver o controle da monetização para os Publishers, há no mercado um produto que promete mais fonte de demanda e concorrência, chamado de EBDA ou Exchange Bidding.

Vale lembrar que tudo começou por uma percepção de conflito de interesse: grande capacidade de compra de mídia e poder de decisão de venda concentrado nas mesmas mãos, com privilégio de compra apontado à uma SSP específica.

O Prebid defende a liberdade para o Publisher escolher seus parceiros e monetizar
mais e melhor, sem privilégio a nenhuma SSP.

Além disso, o EBDA cobra 5% de taxa de seus participantes, e não permite que outras empresas tragam seus compradores exclusivos para este leilão.

Comunidade para dúvidas técnicas no Slack
Por termos uma grande adoção de Header Bidding no Brasil, a troca de informações é essencial. Por isso, foi criada uma comunidade aberta no Slack – não é necessário convite especial ou autorização para participar.

Mais uma iniciativa transparente dentro do mercado de mídia programática – veja como participar aqui.

Perguntas frequentes
EBDA/Exchange Bidding me impede de adotar Header Bidding?
Não. Habilitar EBDA/Exchange Bidding NÃO IMPEDE o Publisher de adotar Header Bidding para ter acesso a mais demanda – como Xandr (AppNexus), Criteo, Facebook e Amazon –, criar maior competição e destes pontos anteriores gerar mais receita para seu inventário.

Habilitar o First Look do Google é recomendável?
Não recomendamos. Melhor que ele esteja desabilitado para que não haja privilégio de compra a nenhuma SSP, afinal o Publisher quer captar o maior valor por cada impressão, sem privilégios de compra em RTB.

Header Bidding altera as vendas diretas dos publishers?
Não. A não ser que o Publisher queira que a competição se estenda por todos os line itens incluindo os de venda direta. No caso do Publisher optar por fazer esta concorrência entre inventário RTB e venda direta, é possível fazer esta configuração, também sem comprometer as vendas diretas, aproveitando assim o melhor dos dois mundos, porém em AdServers que tenham boa capacidade e transparência para realizar esta tarefa.

Header Bidding é transparente?
Header Bidding é a solução mais transparente disponível no mercado para os publishers para monetização via programático. Indo além: em uma implementação cliente-side de Header Bidding é possível ver quem participou do leilão, quem ganhou e por quanto ganhou.

Usando o parâmetro pbjs_debug=true na url do publisher, é possível obter o log de todo o processo do prebid.

Log Filter: /Calling|bidReque|hb_bidder_|hb_pb_/

1 → Request log para cada bidder.
2 → Targeting dos key values com informações do resultado de auction com o nome de cada bidder e valor de cpm.
3 → Notificação sobre a efetiva renderização do banner, perceba que a informação de
adId corresponde a um identificador único do resultado de auction de cada bidder, ou seja, com essa informação é possivel identificar se um determinado bidder teve seu banner efetivamente renderizado na página.
4 → Com a função pbjs.getAllWinningBids() é possível obter informações detalhada do resultado de auction de cada bidder vencedor.

Header Bidding causa latência?
Quando a configuração é feita corretamente não há aumento significativo no tempo de carregamento do anúncio, pelo contrário: uma instalação bem feita de Header Bidding diminui o tempo de latência em comparação ao modelo waterfall/cascata.

Log Filter: /gpt\.js|prebid1.15.0.js|ut/v3|fastlane|/cdb|ads\?/

1 → Carregamento da library do prebid.
2 → Carregamento da library da tag do google.
3 → Request para cada bidder, note que todos os requets ocorrem ao mesmo tempo, ou seja, o tempo de request de cada um não se soma.
4 → Request final para adServer, no caso o DFP.

Nessa imagem de exemplo, todos os bidders ocorreram em menos de 1.5 segundos, o tempo total de carregamento foi de 2.6 segundos contando com a chamada para o DFP.

Publicidade

Compartilhe

Veja também