Panorama das Agências Digitais 2018: 3 dados que revelam desafios e oportunidades sobre o mercado

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Por Resultados Digitais

Panorama das Agências Digitais 2018: 3 dados que revelam desafios e oportunidades sobre o mercado


12 de setembro de 2018 - 11h38

Pelo terceiro ano consecutivo, a Resultados Digitais e a Rock Content se uniram para lançar o Panorama das Agências Digitais no Brasil. Essa pesquisa se tornou ao longo do tempo uma das principais referências para se entender quais são os maiores desafios enfrentados e as oportunidades do mercado.
Essa relevância não é à toa. Mergulhamos a fundo em diversos temas que envolvem o mundo das agências digitais: perfil dos negócios, principais serviços oferecidos; performance em vendas; estratégias adotadas para retenção de clientes e muito mais.
Os dados apresentados neste relatório foram obtidos por meio de uma pesquisa online, respondida por 1042 representantes de agências de todo o Brasil
Para dar um gostinho do que você vai encontrar na pesquisa, compartilhamos 3 dados reveladores sobre o mercado:

1. Sócios prevalecem como responsáveis pela aquisição de novos clientes
O relatório traz o número de funcionários e mostra que as equipes das agências permanecem bastante enxutas. Dentre os participantes, 11,6% atuam como prestadores de serviços autônomos, 44,6% trabalham com uma equipe de 2 a 5 funcionários e 31,8% com um time de 6 a 25 colaboradores.
Um reflexo disso é que os sócios ainda executam a tarefa de aquisição de novos clientes, seja integralmente (75,5%) ou parcialmente (15,3%).
Esses dados podem refletir um contexto em que os sócios centralizam muitas funções para si e estão sobrecarregados de atividades, prejudicando o investimento de tempo em ações voltadas à construção da estratégia da agência e à representatividade do negócio no mercado.


2. Um terço dos entrevistados trabalham com nichos específicos
O trabalho com marketing de nicho tende a ser um grande diferencial para agências. Com o tempo, existe a oportunidade de se especializar cada vez mais no segmento escolhido, ganhando bastante conhecimento sobre os desafios e a linguagem do cliente. Trabalhar com um segmento também contribui para as agências se tornarem referência no mercado em atuação, e favorece indicações de clientes e parceiros.
Na pesquisa, vimos que 31,8% dos negócios trabalham com nichos específicos, o que pode ser interpretada como uma oportunidade para quem ainda não foca suas entregas em um mercado específico.
Dentre os nichos que se destacam estão ecommerce, tecnologia, educação e imóveis — este último, pela primeira vez se sobressaiu à frente da indústria.

 


3. Serviço de compra de mídia é apontado como o mais oferecido pelas agências digitais
Existem várias opções de serviços de Marketing Digital que a agência pode oferecer. Muitas optam pela especialização como estratégia para se tornarem referência em um tipo de serviços. Existem agências especializadas somente em SEO, performance ou conteúdo. Já outras optam por ter uma estratégia full service, entregando diferentes serviços digitais e atendendo cada vez mais necessidades dos clientes.
Tivemos um marco bem importante na Panorama deste ano. Embora seja pequena a diferença, o serviço de compra de mídia digital foi apontado como mais ofertado do que o de gerenciamento de redes sociais (82% / 81,7%). A pesquisa mostra que outros serviços que estão sendo amplamente oferecidos pelas agências são: criação de campanhas de email marketing, marketing de conteúdo e criação de landing pages.
Outro ponto interessante de se destacar é que a oferta de serviços de automação de marketing foi um serviço que teve um aumento de 34,5% para 51,3%, o maior salto visto. Essa oferta se mostra cada vez mais decisiva para se relacionar com Leads de maneira inteligente e escalável.


E aí, quer conferir o relatório completo do Panorama das Agências Digitais 2018? Acesse já e garanta que você esteja por dentro dos principais desafios e oportunidades para o seu setor.

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Maria Luiza Buriham é Coordenadora da área de Marketing para Agências na Resultados Digitais.

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