Veja as startups brasileiras que estão mudando o varejo no País

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Veja as startups brasileiras que estão mudando o varejo no País

Buscar
Publicidade

Notícias

Veja as startups brasileiras que estão mudando o varejo no País

A Liga Ventures mapeou mais de 4 mil startups para montar um panorama com as 216 empresas que estão inovando no setor. Estudo tem parceria com OasisLab e traz conceito de Loja 4.0


26 de junho de 2017 - 10h47

O mercado brasileiro já conta com 216 startups focadas em trazer soluções para o setor do varejo e consumo no Brasil. É o que mostra o Liga Insights Retail, mapeamento inédito realizado pela Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas, em parceria com o OasisLab, primeiro espaço brasileiro de inovação especializado em varejo.

O levantamento foi realizado com base em diversas fontes, como inscrições para os programas de aceleração e eventos da Liga Ventures, informações do Laboratório de Varejo da Universidade Positivo,  recomendações, notícias em portais de negócios e busca ativa de startups. Ao todo, foram avaliadas 4.163 startups em todo o país e as 216 enquadradas em varejo foram distribuídas em 11 categorias que cobrem toda a cadeia do setor, com soluções que trazem inovações para gestão de lojas (31 startups), pagamentos (26 startups), logística (18 startups), IoT, Big Data e novas tecnologias (21 startups), entre outros.

De acordo com Rogério Tamassia, sócio-diretor da Liga Ventures, há uma ebulição de novidades surgindo para o segmento do Varejo capitaneadas pelas startups e esse é o primeiro estudo completo feito sobre esse tema no Brasil. “O relatório permite que os varejistas tenham uma visão abrangente do panorama de inovação que impacta diretamente seus negócios, bem como nos ajuda a gerar inteligência e traçar tendências desse mercado”, explica Tamassia.

Loja 4.0

Das 216 startups mapeadas, 115 foram classificadas como soluções da chamada “Loja 4.0”, conceito cunhado por Fabíola Paes, fundadora da Neomode e head of retail lab no OasisLab, e aprofundado no estudo. Graças ao smartphone, o cliente do varejo acessa uma série de ferramentas que influenciam sua experiência. Essa mudança representa uma oportunidade para aplicar na loja tecnologias como internet das coisas, realidade virtual e realidade aumentada, robótica, inteligência artificial, aplicativos, entre outras. “Essa “inteligência digital” aprimora a experiência de compra e permite ao consumidor, por exemplo, realizar suas compras de casa e ir à loja só para retirar o produto, evitando filas, ou receber ofertas daquilo que realmente interessa à sua necessidade”, afirma Fabíola.

O relatório vem pouco depois de a Liga Ventures anunciar a Liga Retail , novo programa de aceleração focado em conectar startups com grandes empresas do setor de Varejo e que também conta com parceria do OasisLab, espaço de inovação do setor com inauguração prevista para julho, em São Paulo.

As empresas e startups interessadas podem ter acesso gratuito ao estudo completo AQUI.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também