WorkCapital auxilia PMEs a otimizarem seus Negócio

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

WorkCapital auxilia PMEs a otimizarem seus Negócio

Buscar
Publicidade

Notícias

WorkCapital auxilia PMEs a otimizarem seus Negócio

Fintech oferece solução inovadora para o mercado de crédito de pequenas e médias empresas


4 de dezembro de 2017 - 14h40

 

A WorkCapital, fintech fundada em 2014 pelo brasileiro Simcha Neumark, atua na antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs) com taxas de juros individualizadas calculadas por uma análise de dados 100% automatizada.

Identificando o potencial de atuação do segmento de PMEs, antes não contemplado pelas instituições financeiras tradicionais, a WorkCapital desenvolveu e patenteou uma metodologia capaz de garantir competitividade a esse tipo de operação de crédito.

Com um algoritmo que possui aplicações de machine learning, a análise de risco é feita a partir do processamento de cerca de 15.000 pontos de dados diferentes, que indicam a ‘saúde’ da empresa, dentre eles estão dados do fluxo de caixa da empresa, índice de satisfação do cliente através de dados obtidos em suas redes sociais ou em sites especializados na defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, além de outras fontes de informação, que serão determinantes da taxa de juros cobrada em cada operação.

Outra inovação implantada pela WorkCapital é a inclusão de dados referentes à outras empresas compradoras dos produtos e serviços das PMEs que solicitam a antecipação desse recebível na análise de risco.  Assim, considerando toda a cadeia produtiva, a fintech consegue ter uma análise mais estratégica e apurada, e com custos de operação mais baixos do que o dos bancos, permitindo o oferecimento de crédito com condições adequadas para o segmento de PMEs.

O algoritmo desenvolvido pela fintech vincula-se ao ERP (Sistema de Gerenciamento Empresarial) das empresas e apresenta um grande nível de capilaridade que faz com que ele possa ser instalado a qualquer tipo de ERP existente no mercado. Isso também traz vantagens para os usuários que conseguem solicitar e receber a antecipação de seus recebíveis online sem nenhum tipo de deslocamento, ao mesmo tempo que a operação é contabilizada automaticamente no sistema. Atualmente a startup possui uma parceria para integração com alguns dos principais sistemas de gestão (ERPs) na nuvem para médias e pequenas empresas no Brasil, entre eles SAP Business One e Omie.

Além de Simcha, a WorkCapital conta com outros quatro sócios: Shmuel Kalmus, Henry Hazan, Russel Weiss e André Danila. Todos com uma vasta experiência no mercado financeiro internacional. Atualmente a empresa possui 28 colaboradores e um centro de pesquisa e desenvolvimento baseado em Tel-Aviv, Israel.

Com 3 anos de operação, a fintech, que participou do programa global de aceleração do Citibank, o Citi Accelerator, em 2015, já analisou cerca de R$ 400 milhões em recebíveis e possui 34 mil clientes, auxiliando-os na otimização do fluxo de caixa e maior eficiência de suas operações. Em junho de 2017, concluiu uma rodada de investimentos Série A que resultou em um aporte de US$ 8,5 milhões liderado pela monashees.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também