A Neomode acompanhou um dos temas mais aguardados dentro da NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, o relatório anual Global Powers of Retail 2018, apresentado pela Deloitte.

Em sua 21ª edição, o estudo identifica os 250 melhores varejistas em termos de receita, tendo como base dados públicos. A pesquisa, como um todo, analisa o desempenho dos varejistas de acordo com a área geográfica e categorias de produto.

Em sua complexidade, o estudo também revelou alguns dados importantes sobre o comportamento do jovem consumidor, em uma entrevista realizada com estudantes do Pearson College London, com idades de 19 a 22, existem 4 principais aspectos valorizados durante a experiência de compra:

Omnichannel – comprar a qualquer hora, em qualquer lugar, rapidamente e com um serviço integrado é a principal necessidade dos consumidores. A integração da loja física e online e agilidade no serviço de entrega do produto são pontos cruciais para a expansão das vendas.

Serviço ao consumidor – os consumidores estão cada vez mais exigentes em encontrar vendedores experientes capazes de realmente auxiliá-los durante a jornada de compra.

Qualidade – produtos de qualidade e com justo valor agregado.

Sustentabilidade – a busca por produtos de origem sustentável, com novos materiais alternativos e redes de fornecimento mais transparentes é cada vez mais comum.

Top 10 varejistas globais

Vamos analisar os 10 primeiros varejistas que tiveram destaque. Inicialmente, as cinco primeiras posições de mantiveram inalteradas desde o ranking realizado em 2016, O grande player Walmart continua liderando, devido o aumento das iniciativas de comércio eletrônico global e a aliança com o revendedor online, líder na China, JD.com, Walmart impulsionou o crescimento da receita.

Mesmo com a desfavorável taxa de câmbio em relação ao dólar americano a loja Costco cresceu 2,2%. Já o crescimento de vendas da Kroger foi atribuído a aquisição da Roundy’s53 ajudou a suportar a receita do varejo em 5%.

O Grupo Schwarz manteve-se em quarto lugar com crescimento sólido do FY2016 apesar do impacto da baixa do euro.

Em 2015, após a fusão das drogarias Walgreens, maior rede de farmácias dos EUA; Boots, líder do mercado de farmácia no varejo europeu e da Alliance Healthcare, líder atacadista internacional registrou forte crescimento nas vendas desde 2016 para permanecer em quinto lugar.

Com o aumento do fluxo de constante inovações de produtos e serviços, a Amazon cresceu cerca de 20% com relação ao ano anterior. Em junho de 2016, o grande fator que impulsionou e continuará impulsionando o crescimento desse player é a aquisição da cadeia de varejo Whole Foods, conhecida por seus produtos orgânicos e alternativos.

Em sétima posição, com o aumento do tráfego de clientes e do ticket médio foi um dos aspectos que auxiliou o aumento de vendas de quase 7% da The Home Depot com relação ao ano anterior.

Já a crescente expansão da Aldi, particularmente no Reino Unido, na Austrália e nos EUA, impulsou um concreto crescimento de vendas de quase 5%, valor suficiente para ultrapassar Carrefour, que aumentou sua receita em vendas durante 3 anos consecutivos, mas não o suficiente para conquistar o oitavo lugar no ranking.

Em décima colocação, a rede CVS, registrou crescimento de 12,6%, principalmente devido à aquisição de diversas farmácias e clínicas, resultando 60 novas lojas, a aquisição das operações LTC da Omnicare e o aumento nas lojas físicas impulsionou a cadeia de farmácias para as 10 melhores posições.

(*) Gabriele Gomes é head de marketing da Neomode.