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DisputeClick lança versão 2.0 de sua plataforma de marketing de performance

Sistema permite que consumidores disputem descontos de 99% em produtos e serviços


25 de abril de 2018 - 7h52

Imagine ter cerca de mil pessoas interessadas em um produto ou serviço por cerca de 20 minutos, sem tirar a atenção. É o que faz o DisputeClick, plataforma gamificada por meio da qual consumidores disputam produtos ou serviços com 99% de desconto. Acelerada em 2017 pelo Inovativa Brasil, programa de aceleração realizado pelo Sebrae e Ministério do Desenvolvimento, a startup está lançando sua versão 2.0 para o mercado.

“A primeira versão, mais simples, foi testada e validada desde 2014 por pequenos negócios de cidades do interior, como Divinópolis (MG), Jales (SP) e Mogi das Cruzes (SP)”, afirma Alexandre Calmon, fundador da empresa. “Agora incorporamos o aprendizado e melhoramos a solução para torná-la escalável”.

A versão 2.0 da plataforma foi desenvolvida pela Unicorns Factory, uma empresa especializada em apoiar startups na ideação do negócio e construção do MVP (mínimo produto viável). Ela integra com serviços de e-commerce, permitindo assim disponibilizar os descontos sem limites geográficos. “A nossa primeira versão era mais voltada ao varejo físico, então só podíamos atender as pessoas que estavam próximas da loja que oferecia o desconto. Agora nossos parceiros podem captar clientes em todo o país por meio da plataforma”, avalia Calmon.

Como funciona

A empresa oferece alguns produtos para ser disputado pelos usuários, com 99% de desconto na plataforma. A disputa é publicada no site e aberta para inscrição dos participantes, que terão cada um direito a cinco cliques no plano gratuito e sete cliques no plano pago. Quando a disputa inicia, um cronômetro começa uma contagem regressiva de 20 segundos. A cada clique, aparece o apelido do último usuário que clicou  abaixo do banner, mostrando que ele está ganhando a disputa até o momento. Se nestes 20 segundos, outro usuário clicar, o cronômetro recomeça a contagem dos 20 segundos. Ganha quem der o último clique quando o cronômetro chegar a zero e isso só acontece se ninguém mais clicar.

Este conceito é chamado de advergame, ou seja, um sistema de publicidade gamificado. Para o anunciante, a vantagem do DisputeClick é que ela oferece os contatos de todos os consumidores interessados na marca durante a disputa. Para eles, ao final, pode ser oferecido um cupom de desconto para garantir sua fidelização. “Chegamos a ter cerca de mil participantes em uma disputa, que chega a durar mais de 30 minutos, criando um grande engajamento com a marca”, afirma Calmon. “Ou seja, são 30 minutos em que aquelas pessoas estão interessadas naquele produto ou serviço. Mais do que um vídeo ou um anúncio tradicional”, completa.

Como surgiu o Dispute Click

O projeto nasceu de uma necessidade do varejo de Divinópolis (MG), cidade onde nasceu Alexandre Calmon e onde se tornou vice-presidente da Associação Comercial em 2012. Naquele ano os comerciantes da cidade atravessaram uma crise e precisavam de alguma solução para atrair clientes. A ideia foi criar o DisputeClick.

Alexandre Calmon tem uma longa experiência com tecnologia e marketing. Entre outras atividades, foi empresário de celebridades como Saulo Laranjeira, criador do personagem “João Plenário” do programa A Praça é Nossa. Por isso, o DisputeClick reúne duas paixões do empreendedor.

O projeto foi premiado na 8ª edição do Acelera Startup da FIESP, em 2016, sendo a única startup de marketing entre as 12 finalistas. Em 2017 a startup foi acelerada pelo Inovativa Brasil onde foi mentorado pelo Investidor Benício José de Oliveira Filho. Foi Benício, que ainda segue como mentor da Startup, que aproximou a empresa da Unicorns Factory e levou ao desenvolvimento da versão 2.0. Hoje a plataforma conta com mais de 15 mil consumidores inscritos e realiza de uma a duas disputas por dia.

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