Agência Pública lança projeto sobre remoções no Rio olímpico

Buscar

Agência Pública lança projeto sobre remoções no Rio olímpico

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Agência Pública lança projeto sobre remoções no Rio olímpico

Iniciativa multimídia reúne mapas, animações e vídeos para mostrar situação de famílias removidas por causa dos Jogos


20 de julho de 2016 - 9h00

Desde o início dos preparativos para as Olimpíadas de 2016 no Rio, um delicado problema social despontou: as remoções de famílias por causa das obras.

Com foco no tema, a Agência Pública lança hoje (20) o projeto “100”, que traz um levantamento multimídia sobre as remoções ocorridas no Rio de Janeiro devido ao evento.

Disponível em apublica.org/100, a página inicial do projeto apresenta uma série de casinhas coloridas empilhadas. Ao clicar em cada uma delas, é aberta a história da família removida e um mapa, indicando de onde os removidos saíram e para onde foram. Segundo a Pública, trata-se do maior levantamento já feito sobre o assunto.

 

13781779_1403555146338162_865852606260151741_n

Espaço antes e depois da remoção por conta das Olimpíadas (crédito: divulgação)

O especial vem sendo produzido desde abril deste ano, quando a equipe começou a circular pelo Rio de Janeiro em busca do paradeiro das famílias removidas. Os relatos foram feitos em vídeo pelas próprias vítimas. Três obras listadas como legado dos Jogos Olímpicos foram consideradas pela Pública, a partir de estimativa do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio: o BRT Transolímpica, o BRT Transoeste, o Porto Maravilha e as obras para reforma do estádio do Maracanã. O Comitê identificou 2.186 famílias removidas apenas para esse conjunto de obras.

Público completará projeto

O site será lançado com 62 histórias de remoções. A partir da próxima segunda-feira (25), a Agência Pública abrirá um chamado para que o público complete o projeto, enviando relatos até que se obtenham cem histórias, antes do final da Olímpiada. Todo o conteúdo será disponibilizado em inglês a partir da próxima semana.

A edição criativa do projeto ficou a cargo da colombiana Olga Lucía Lozano, fundadora do site La Silla Vacía e vencedora do Prêmio Gabriel García Márquez de inovação em 2013. Alunos do curso de jornalismo da ESPM Rio participaram da produção das reportagens.

“Ao ouvir todas essas famílias com a atenção que elas merecem, juntamos evidências bastante concretas de seríssimas violações de direitos humanos, de direito à moradia, à liberdade de ir e vir, à informação e até à liberdade de expressão. Descobrimos que no Rio de Janeiro muitas famílias têm medo de falar sobre o que aconteceu com elas depois da remoção. Esse especial vai dar voz a elas”, afirmou, em comunicado, Natalia Viana, co-diretora da Agência Pública.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário