Empresa brasileira interconecta plataformas de internet das coisas

Buscar

Empresa brasileira interconecta plataformas de internet das coisas

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Empresa brasileira interconecta plataformas de internet das coisas

Solução está disponível gratuitamente e pretende integrar protocolos específicos que não costumam conversar entre si


3 de janeiro de 2017 - 15h52

inter-coisas-destaqueDe olho no crescimento da internet das coisas (IoT), que conecta à internet eletrodomésticos, meios de transporte, artigos de vestuário e itens de segurança, entre outros, por meio de computadores e smartphones, o centro brasileiro de inovação Cesar lançou a plataforma KNoT, que promete interconectar plataformas de IoT já existentes.

As plataformas com soluções para IoT possuem, cada uma, protocolos específicos, que não costumam conversar entre si. Segundo comunicado, a proposta do KNoT, em operação desde 1º de janeiro deste ano, é disponibilizar uma infraestrutura para todas as etapas, desde o hardware, que pode habilitar a conectividade nas coisas, até o serviço de compartilhamento de dados, tradução de protocolos e disponibilização de bibliotecas para o desenvolvimento de aplicações.

De acordo com a empresa, o código do KNoT está disponível gratuitamente no site do projeto. A ideia é que outras empresas possam utilizar a solução para criar projetos próprios, além da Cesar utilizar a ferramenta para desenvolver suas tecnologias.

O KNoT já é utilizado pela Avantia Tecnologia e Engenharia, parceira da Cesar. Para o desenvolvimento da solução, a empresa ainda firmou parcerias com a plataforma de IoT Meshblu e WND, representante da Sigfox no Brasil. O projeto também conta com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto Senai de Inovação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário