Obama se despede e fala sobre o risco das notícias falsas

Buscar

Obama se despede e fala sobre o risco das notícias falsas

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Obama se despede e fala sobre o risco das notícias falsas

Em discurso realizado na noite desta terça-feira, 10, presidente americano ressaltou o dano que as informações inverídicas causam à democracia


11 de janeiro de 2017 - 10h16

obama

Em dez dias, Obama transferirá o cargo para Donald Trump

Em seu último discurso oficial como presidente dos Estados Unidos, na noite desta terça-feira, 10, em Chicago, Barack Obama falou sobre os avanços de seu governo e ressaltou a importância da diversidade e dos imigrantes na base da democracia americana. O discurso ocorre a dez dias de Obama transmitir o cargo ao presidente eleito Donald Trump.

Obama tratou de dois temas importantes relacionados ao mercado digital. Quando se referiu às notícias falsas, fenômeno que ganhou força desde a eleição de Trump, em novembro, e vem preocupando e motivando ações de vários players, como Google e Facebook, Obama reforçou que as informações inverídicas publicadas e disseminadas no ambiente virtual “são um problema para as liberdades democráticas”.

O presidente americano também ressaltou a importância de os cidadãos americanos se informarem de forma plural e não apenas nas redes sociais ou baseados em uma única fonte. “Tornou-se algo fácil para nós recuarmos em nossas próprias bolhas, seja nossos bairros, ou nas nossas mídias sociais, cercados de pessoas que se parecem conosco e compartilham da mesma visão política”.

Ele ainda destacou que “a segurança das bolhas” faz com que as pessoas aceitem apenas informações – verdadeiras ou não – que se encaixam em suas opiniões. “Ao invés de basear nossas opiniões e evidências no que está lá fora. Se você está cansado de discutir com estranhos na internet, tente conversar com alguém na vida real”, propôs Obama.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário