Facebook se une ao Le Monde contra notícias falsas

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Facebook se une ao Le Monde contra notícias falsas

Mariana Stocco
7 de fevereiro de 2017 - 12h37

Oito produtores de conteúdo franceses irão colaborar com o Facebook para reduzir a incidência de notícias falsas na plataforma, afirmou a empresa na última segunda-feira, 6, ao Le Monde. A plataforma vem enfrentando críticas e pressão para realizar mais ações contra a disseminação das notícias falsas na rede social, o que considerado por alguns, o fator que colaborou com a eleição de Donald Trump.

O projeto envolve a Agência France-Presse, BFM-TV, Franceinfo, France Médias Monde, L’Express, Liberation, Le Monde e 20 Minutes, e replica o modelo apresentado em dezembro nos Estados Unidos.

O Facebook irá possibilitar os usuários marcarem informações que eles suspeitem que sejam falsas, o que torna os links acessíveis para os parceiros de mídia verificarem o conteúdo. Se dois parceiros marcarem a informação como falsa, o post irá aparecer no Facebook com um banner sinalizando.

Os algoritmos do Facebook podem ser alterados para reduzir a circulação do post, de acordo com a publicação.

“Foi isso que nos convenceu a participar”, afirmou o editor chefe do Le Monde, Jérôme Fenoglio. “Pela primeira vez, será possível mudar os algoritmos se for notado algum problema editorial com o post”.

O Facebook também anunciou que irá dar suporte para uma plataforma que verifica conteúdo chamada CrossCheck. Os usuários poderão mandar perguntas e juntar informações divulgadas por 16 veículos franceses, incluindo AFP, Le Monde, Libération, Franceinfo e France Médias Monde. O Google também faz parte da iniciativa.

No mês passado, o Facebook também fez uma ação semelhante na Alemanha, onde os políticos expressaram preocupações que as notícias falsas pudessem interferir com as eleições de setembro.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Facebook

  • Le Monde

  • notícias falsas

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”