Facebook cria helicóptero para acesso à internet

Buscar

Facebook cria helicóptero para acesso à internet

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Facebook cria helicóptero para acesso à internet

Tether-tena, nome dado ao projeto, poderá ser utilizado em situações em que a infraestrutura for prejudicada


19 de abril de 2017 - 15h35

facebook

Foto: Reprodução

O Facebook está desenvolvendo um pequeno helicóptero que pode levar acesso à internet a locais e situações de emergência. A tecnologia deve fornecer infraestrutura instantânea para períodos de crise.  “Quando finalizada, essa tecnologia poderá ser enviada e operar durante meses, trazendo de volta a conectividade em caso de emerência”, disse Yael Maguire, que lidera o laboratório de conectividade do Facebook, em um post da companhia.

O “Tether-tena”, nome dado ao projeto, poderá ser utilizado em situações em que a infraestrutura for prejudicada. As fibras ópticas, no entanto, devem continuar funcionando. O helicóptero vai então se acoplar à uma das fibras, e então será alçado ao céu como um drone para fornecer sinal de internet.

Também não está definido se o Facebook fabricaria uma frota de helicópteros ou trabalharia com parceiros de telecomunicação para construção dos helicópoteros. O veículo seria do tamanho de um carro, de acordo com Yael. “A tecnologia ainda está em estágio primário de desenvolvimento e muito trabalho deve ser feito para assegurar que irá funcionar de forma autônoma durante meses, mas estamos animados pelo progresso até agora”, disse ele no post. Nos testes iniciais da tecnologia, o helicóptero operou durante 24 horas ininterruptas, e o objetivo é que possa funcionar durante meses. No momento, um dos impasses é resolver o desfio de altura e iluminação, além de questões de segurança, já que o aparelho funcionaria através de um cabo de alta voltagem.

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário