Fundador da Wikipédia anuncia site de notícias

Buscar

Fundador da Wikipédia anuncia site de notícias

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Fundador da Wikipédia anuncia site de notícias

A Wikitribune não terá paywall e anúncios publicitários, e funcionará em um modelo colaborativo de verificação e fact-checking


26 de abril de 2017 - 10h39

Wikipedia

Foto: Reprodução

O fundador da enciclopédia Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou o lançamento de um novo portal de notícias, Wikitribune. A plataforma começa a funcionar em aproximadamente um mês e, embora seja gratuita, deve ser financiada de forma colaborativa pelos leitores.  Em um vídeo de divulgação, Jimmy explica a transformação do modelo de consumo de notícias: se há anos atrás era natural que as pessoas pagassem para ter acesso à informação filtrada por gatekeepers (jornalistas e fact-checkers), hoje, com o avanço do digital, a publicidade digital é o principal patrocinador das notícias.

“A competição por clicks é voraz, então há informação de baixa qualidade em qualquer lugar. O modo através do qual as notícias são exibidas hoje foi desenhado para que acessemos somente o que queremos ver e para que cliquemos a todo instante, e isso acaba com a notícia”, disse o executivo no vídeo. A Wikitribune apostará em um modelo sem paywall e sem anúncios, onde os autores são registrados (podem ser jornalistas profissionais ou voluntários) e o conteúdo passa por um processo de fact-checking. A verificação é feita em um modelo inspirado na Wikipedia, onde voluntários e apoiadores poderão mandar artigos e notícias para revisão.

Os interessados em apoiar a iniciativa já podem contribuir para o site, que até o momento já contabiliza mais de 4 mil pessoas cadastradas para financiar o projeto.

Confira a campanha da iniciativa abaixo:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário