MIS São Paulo recebe exposição sobre Steve Jobs

Buscar

MIS São Paulo recebe exposição sobre Steve Jobs

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

MIS São Paulo recebe exposição sobre Steve Jobs

Em "Steve Jobs, o visionário", o público terá acesso a fotos, objetos pessoais, filmes, reportagens e produtos históricos que mostram a forma como o fundador da Apple pensava


25 de maio de 2017 - 15h48

O Museu da Imagem e Som de São Paulo vai receber uma exposição sobre Steve Jobs, fundador da Apple, chamada “Steve Jobs, o visionário”. A exposição terá início no dia 15 de junho e vai até o dia 20 de agosto, se propondo a mostrar a obra e vida do empreendedor. Na exposição, o público terá acesso a fotos, objetos pessoais, filmes, reportagens e produtos históricos que mostram a forma como Jobs pensava. 

Foto: Reprodução

No espaço, visitantes acompanharão a história de Steve Jobs de acordo com células narrativas: Espiritualidade, Inovação, Competição, Fracasso, Negócios e Sonho – em instalação concebida pelo escritório Migliore + Servetto Architects. O público terá acesso a 209 itens. Na célula dedicada à espiritualidade, por exemplo, o público encontra itens ligados à sua relação com o budismo além de uma videoinstalação que ilustra a escolha pelo nome Apple.

O espaço Inovação exibe importantes produtos desenvolvidos por ele e que foram saltos evolutivos na tecnologia de informação, como o Apple II, o Macintosh, iMac, e a primeira geração do iPod, IPhone e iPad, entre outros.

No núcleo Competição, são destacados os embates com IBM e Bill Gates, entre outros. Em Fracasso, o público conhece a peça mais rara da exposição: o Apple 1, fabricado em 1976, que foi adquirido em um leilão da Christie’s por U$ 213,6 mil, em novembro de 2010, por Marco Boglione, fundador e presidente do Grupo BasicNet, multinacional italiana proprietárias de numerosas marcas de roupa e acessórios para esporte e tempo livre, entre as quais Superga, Kappa, Robe di Kappa e K-Way. Hoje, o computador já triplicou de valor. Outro destaque nesse tema é o Lisa, que, lançado em 1983, foi o primeiro computador pessoal a ter um mouse e uma interface gráfica – mas foi considerado como um dos maiores fracassos da Apple.

Já em Negócios, o público pode ver produtos revolucionários e que foram sucesso de vendas criados por Steve Jobs, como o MacBook, diversas gerações do iPod, o MacBook Pró e a Apple TV. Ao término da exposição, a célula Sonho apresenta parte do trabalho da Pixar (comprada por Jobs em 1986) com a exibição de 20 curtas desenvolvidos pelo estúdio, além de trechos de consagrados longas-metragens e peças de acervo.

O público verá ainda uma sala dedicada às imagens de autoria de Jean Pigozzi, francês radicado em Nova York, fotógrafo de confiança de Steve Jobs. Por mais de trinta anos, ele acompanhou Jobs em seus momentos cotidianos. 

A inspiração para a exposição surgiu a partir de uma mostra sobre o criador da Apple realizada na Itália, porém, o formato implantado no Brasil é totalmente original. Antes de São Paulo, a exposição passou pelo Rio de Janeiro. A exposição é  realizada pela FullBrand Brasil, apresentada pelo Bradesco e Ministério da Cultura, e tem ainda patrocínio da Cielo e apoio da Superga. 

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário