Watson dá vida a personagens de Dom Casmurro

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Watson dá vida a personagens de Dom Casmurro

Sistema de inteligência artificial da IBM permitirá que visitantes da mostra Consciência Cibernética [?], no Itaú Cultural, conversem com os personagens da obra de Machado de Assis


14 de junho de 2017 - 11h48

O Watson, sistema de inteligência artificial desenvolvido pela IBM, permitirá que visitantes da mostra Consciência Cibernética [?], realizada no Itaú Cultural, a partir de 8 de junho e até agosto, em São Paulo, converse com personagens de Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Intitulada Café com os Santiagos, o projeto faz alusão ao sobrenome do protagonista Bento de Albuquerque Santiago (Bentinho) e recria, por meio de recursos de inteligência artificial, uma conversa entre o público da exposição e os três principais personagens do livro. Na prática, o visitante pode participar de ‘um café’ com Capitu, Betinho e Escobar e fazer perguntas a cada um deles por meio de um tablet.

Intitulada Café com os Santiagos, o projeto faz alusão ao sobrenome do protagonista Bento de Albuquerque Santiago (Bentinho)

“Este projeto explora de maneira inovadora o papel de plataformas como o Watson, que é o de ajudar seres humanos a extrair valor da enorme quantidade de informações que os cerca. A novidade desta aplicação é que uma conversa com múltiplos agentes de inteligência artificial ao mesmo tempo, o que vai ser a característica marcante da segunda onda de chatbots”, diz Claudio Pinhanez, líder de tecnologias de conversação do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • artificial

  • IBM

  • inteligencia

  • Tecnologia

  • Watson

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”