Watson dá vida a personagens de Dom Casmurro

Buscar

Watson dá vida a personagens de Dom Casmurro

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Watson dá vida a personagens de Dom Casmurro

Sistema de inteligência artificial da IBM permitirá que visitantes da mostra Consciência Cibernética [?], no Itaú Cultural, conversem com os personagens da obra de Machado de Assis


14 de junho de 2017 - 11h48

O Watson, sistema de inteligência artificial desenvolvido pela IBM, permitirá que visitantes da mostra Consciência Cibernética [?], realizada no Itaú Cultural, a partir de 8 de junho e até agosto, em São Paulo, converse com personagens de Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Intitulada Café com os Santiagos, o projeto faz alusão ao sobrenome do protagonista Bento de Albuquerque Santiago (Bentinho) e recria, por meio de recursos de inteligência artificial, uma conversa entre o público da exposição e os três principais personagens do livro. Na prática, o visitante pode participar de ‘um café’ com Capitu, Betinho e Escobar e fazer perguntas a cada um deles por meio de um tablet.

Intitulada Café com os Santiagos, o projeto faz alusão ao sobrenome do protagonista Bento de Albuquerque Santiago (Bentinho)

“Este projeto explora de maneira inovadora o papel de plataformas como o Watson, que é o de ajudar seres humanos a extrair valor da enorme quantidade de informações que os cerca. A novidade desta aplicação é que uma conversa com múltiplos agentes de inteligência artificial ao mesmo tempo, o que vai ser a característica marcante da segunda onda de chatbots”, diz Claudio Pinhanez, líder de tecnologias de conversação do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário