Jornal Nacional ganha câmeras-robô e perde mezanino

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Jornal Nacional ganha câmeras-robô e perde mezanino

Com estúdio repaginado, noticiário da Globo estreia com nova bancada, integrada à redação de TV e digital; Brasil Urgente, da Band, também vai ao ar repaginado


19 de junho de 2017 - 19h59

Atualizado às 20h41

O Jornal Nacional estreia um novo cenário nesta segunda-feira, 19, em uma estrutura repaginada que dispensa o tradicional mezanino e ganha novos artifícios tecnológicos, como câmeras robóticas. Integrada a uma nova redação, reúne equipes de outros telejornais, um posto avançado da Globo News e ferramentas digitais.

Sob comando de William Bonner e Renata Vasconcellos, o programa terá estrutura similar a do Jornal Hoje, de forma que a equipe de redação fique mais próxima dos âncoras.  Um telão principal ao fundo e outras telas na lateral dão apoio à ancoragem das notícias.

O principal telejornal da Globo, que vai ar no horário nobre, antes da novela das 21h, passou por mudanças em 2005, 2009 e 2015. Na última transformação, o globo terrestre do fundo da redação foi substituído por um telão. Agora, a nova tela possui 16 metros de largura, três de altura e cerca de três toneladas. No dispositivo, os gráficos do estúdio ganhem efeito 3D e as artes projetadas possam ser vistas por diferentes perspectivas, gerando um efeito semelhante à holografia.

O  novo projeto levou três anos para ser finalizado. Segundo comunicado, a área dedicada à nova redação, com estúdio incluso, tem 1.370 metros quadrados “ocupados por 189 postos de trabalho, 18 ilhas de edição, três de pós-produção, duas cabines de locução e salas de reunião”.

Um dos principais programas de jornalismo da Band, o Brasil Urgente, apresentado por José Luiz Datena, também estreia nova identidade visual nesta segunda-feira. O noticiário ganha um videowall com ilustrações dinâmicas e recursos de realidade aumentada, com imagens tridimensionais que poderão ser acopladas ao cenário real.

Confira o layout do novo estúdio do Jornal Nacional:

 

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Brasil Urgente

  • Datena

  • jornal nacional

  • Renata Vasconcellos

  • William Bonner

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

  • Bruno Oliveira

    É sério que o print foi tirado com o mouse em “dica de ferramentas” de alguma coisa? Rs.