Brasileira cria site global de combate a extremismo

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Brasileira cria site global de combate a extremismo

Words Heal the World reúne instituições de vários países que se dedicam a trabalhar contra ideologias extremistas

Teresa Levin
8 de agosto de 2017 - 15h53

“Words Heal the World” é o nome do portal lançado pela jornalista carioca Beatriz Buarque com o intuito de reunir em um só espaço instituições de diferentes continentes que se dedicam a trabalhar contra o extremismo e, consequentemente, o terrorismo. Nele, é possível fazer buscas por continentes e encontrar, além dos nomes das instituições, informações sobre as estratégias midiáticas usadas por alguns grupos terroristas. O objetivo é alertar o público sobre esse expediente, principalmente jovens e crianças, evitando que sejam cooptados a participar de ações extremistas. O portal traz ainda estudos feitos sobre o assunto e notícias relativas às atividades desenvolvidas pelas instituições mencionadas.

 

Crédito: Reprodução

“A intenção com o portal é ajudar as pessoas que buscam apoio, informações e pesquisas para combater as ideologias extremistas”, resume Beatriz.  Ela antecipa que há a intenção de investir em vídeos para alimentar a página do portal no Facebook e que o Words Heal the World já é atuante no Twitter. “Por meio destes canais, vamos mostrar que existem muitas instituições que se preocupam em semear mensagens de paz e divulgar estudos que alertam para o perigo do extremismo. Essas iniciativas precisam ser compartilhadas e ter seus discursos fortalecidos. Esta é a missão do portal”, detalha

Para ela, a batalha atual contra o terrorismo vai além da esfera militar e passa pela informação. E, se as palavras são usadas para matar, também podem ser usadas para curar. “Algumas instituições usam a palavra para evitar que novos jovens sejam recrutados; outras, para trazer de volta aqueles que estão no meio do caminho em direção à Síria ou Iraque. Há quem as use para esclarecer a sociedade sobre o perigo do avanço da extrema-direita na Europa ou para alertar sobre a islamofobia”, conclui. Ela espera firmar parcerias com universidades brasileiras para ampliar o conteúdo do portal.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Beatriz Buarque

  • Words Heal the World

  • Beatriz Buarque

  • Conteúdo

  • extermismo

  • Informação

  • internet

  • portal

  • sites

  • Terrorismo

  • Words Heal the World

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”