Elon Musk alerta ONU sobre “robôs assassinos”

Buscar

Elon Musk alerta ONU sobre “robôs assassinos”

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Elon Musk alerta ONU sobre “robôs assassinos”

Em uma carta aberta assinada por executivos de cem empresas de robótica e inteligência artificial, CEO da Tesla alerta a organização para o uso perverso da tecnologia


21 de agosto de 2017 - 9h20

O CEO da Tesla, Elon Musk, e outros cem executivos de alto escalão de empresas de robótica e inteligência artificial fizeram um alerta à Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao uso indiscriminado de inteligência artificial.

O objetivo da carta, que também é assinada por Mustafa Suleyman, da empresa de inteligência artificial britânica DeepMind, de propriedade da Google, é alertar a entidade que “armas autônomas” podem provocar conflitos armados em escalas jamais vistas e de difícil controle.

“Como empresas que aprimoram as tecnologias de inteligência artificial e de robótica, que podem ser desviadas para desenvolver armas autônomas, nos sentimos particularmente responsáveis por dar o sinal de alarme”, diz a carta.

Ainda de acordo com o documento, o uso indiscriminado de inteligência artificial pode dar origem a “máquinas aterrorizantes, armas que ditadores e terroristas utilizam contra populações inocentes, e armas pirateadas com fins funestos”, acrescentam os executivos.

A carta termina com um pedido de ajuda “urgente” para conter aquilo que é chamado de “caixa de Pandora”. “Não temos muito tempo para agir. Uma vez que esta caixa de Pandora é aberta, será difícil fechar. Portanto, imploramos as altas partes contratantes para encontrar uma maneira de nos proteger de todos esses perigos. ”

Em julho, Musk e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, trocaram críticas públicas sobre o tema. Ao ser questionado sobre os pontos de vista de Musk sobre inteligência artificial, Zuckerberg refutou a ideia de “negadores” cujos “cenários apocalípticos” sobre o assunto são “irresponsáveis”. Em resposta no Twitter, Musk escreveu: “Sua compreensão do assunto é limitada”, se referindo a Zuckerberg.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário