Mercado quer agências de PR mais criativas

Buscar

Mercado quer agências de PR mais criativas

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Mercado quer agências de PR mais criativas

Terceira edição do estudo bienal PR Scope coloca criatividade e inovação como principal combo de desejo dos profissionais do mercado


22 de agosto de 2017 - 16h44

Há dois anos, a falta de atenção encabeçava a lista de justificativas para a troca de agências de PR. Hoje, porém, a principal demanda de executivos de marcas e agências a suas parceiras de PR é a capacidade de exercer bem a criatividade e a inovação.

De acordo com a terceira edição da pesquisa bienal PR Scope, também motivam a busca por outras agências de PR a falta de atendimento, em segundo lugar, e, empatados em terceiro lugar, constam a equipe de profissionais e o planejamento estratégico. No total, foram ouvidos 319 profissionais do mercado.

A cobrança por criatividade e inovação está muito atrelada ao desconhecimento dessas empresas no digital, observa Paula Ribeiro, diretora de estudos no Brasil, . “Esse desafio está bastante associado às novas formas de se fazer comunicação. É difícil tangibilizar o PR usando o meio digital, pois essas agências têm que defender verbas para a comunicação de marca delas. Porém, entrar no digital facilitaria muito a encontrarem a mensagem que querem passar”, coementa.

Para Kiki Moretti, CEO do Grupo In Press – e apontada como profissional mais admirada nesta disciplina pelo segundo ano consecutivo, com 31 menções – esse ponto é do estudo que mais chama a atenção, por seu ineditismo. “Não se trata necessariamente da ideia criativa em si, mas da solução”, comenta.

No que diz respeito à divisão orçamentária, o off-line permanece sendo a área que recebe o maior aporte de verbas. O digital, porém, aumentou em 17 pontos percentuais em relação a 2015, passando a receber 38% do investimento em comunicação. Segundo o levantamento, seis em cada entrevistados afirmam que o departamento de compras está envolvido no processo de negociação com a agência: 75% informam que a área de procurement se envolve no processo desde o início e 25% atestam que o departamento somente intervém na negociação ou no contrato. “Procurement também vem ganhando importância dentro dos processos de negociação com as agências de PR. É uma área que vem conseguindo entender cada vez mais que os serviços de uma agência como – criatividade, planejamento e atendimento – são muito mais importantes e complexos do que negociar canetas por exemplo”, afirma Paula.

Segue inalterado o ínfimo montante de 0,04% do total de vendas anuais do cliente destinados ao setor. Apesar de ter se mantido estável, é um índice que pode tornar-se mais expressivo por meio da composição do budget, observa Kiki. “O investimento precisa crescer. As empresas têm que começar a mudar a forma como pedem esse budget, como fazem orçamento da área”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário