EUA tentam barrar acordo entre AT&T e Time Warner

Buscar

EUA tentam barrar acordo entre AT&T e Time Warner

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

EUA tentam barrar acordo entre AT&T e Time Warner

O Departamento de Justiça americano entrou com ação para impedir negócio avaliado em US$ 85 bilhões entre as duas empresas


21 de novembro de 2017 - 10h15

A Justiça estadunidense tenta impedir a aquisição da Time Warner pela AT&T, negócio anunciado em outubro do ano passado nos Estados Unidos, avaliado em US$ 85 bilhões.

“Essa pode ser uma das mais importantes disputas antitruste dos tempos modernos”, disse às agências internacionais Gene Kimmelman, ex-funcionário federal antitruste e presidente do Public Knowledge, grupo de defesa do consumidor.

De acordo com David R. Mcatee, diretor jurídico da AT&T, a ação da justiça americana é radical e inexplicável. “Fusões verticais como essa são aprovadas rotineiramente porque elas beneficiam os consumidores sem retirar do mercado nenhum dos competidores”, disse Mcatee, em nota. A AT&T disse que vai recorrer.

Além dos EUA, o negócio foi notificado em outras 18 jurisdições. Foi condicionado à adoção de remédios (contra atos de concentração) apenas no México e Chile.

Cade aprova negócio no Brasil

Em outubro, a aquisição foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e foi condicionada à assinatura de acordo em controle de concentrações (ACC), que prevê o cumprimento de obrigações que eliminem riscos de exclusão e discriminação de concorrentes nos mercados de programação e operação de TV por assinatura.

A demora na avaliação da aquisição no Brasil deve-se ao fato da Time Warner, no País, controlar as programadoras Turner e HBO e também ser acionista controladora da DirecTV, que controla a Sky brasileira. A sobreposição de controles (do conteúdo de programação por distribuidores de TV paga) não é permitida pela legislação brasileira. Com a decisão do Cade, muito provavelmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá que se reposicionar sobre o assunto.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário