Após quatro anos, balanço de venda de livros é positivo

Buscar

Após quatro anos, balanço de venda de livros é positivo

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Após quatro anos, balanço de venda de livros é positivo

Segundo o Painel das Vendas de Livros do Brasil, em 2017 foram comercializadas 4,55% obras a mais que no ano anterior


19 de janeiro de 2018 - 17h11

 

(crédito: reprodução)

Ao todo, 42.377.701 livros foram vendidos no Brasil em 2017, 4,55% a mais do que no ano anterior — 40.495.299. O dado acompanha o aumento de faturamento do setor no ano passado, que saltou de R$ 1.607.863.932 para R$ 1.706.746.850, apresentando uma variação de 6,15%. Desde 2013, quando o levantamento Painel das Vendas de Livros do Brasil realizado pela Nielsen e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) foi iniciado, é a primeira vez que o balanço anual expõe dados positivos acima da inflação. O estudo baseia-se nos resultados da Nielsen Bookscan, um serviço de monitoramento de caixa das livrarias, e-commerces e varejistas colaboradores.

Segundo o relatório, o preço médio de livros foi de R$ 40,31 em 2017. No ano anterior, o valor foi de R$ 39,70. Em 2017, o preço dos top 500 livros ficou em R$ 32,94, 6,14% a mais que em 2016 R$ 31,04.

Em termos de faturamento, a importância dos gêneros literários não sofreu grandes mudanças. A categoria Não Ficção Especialista foi a que apresentou os números mais elevados no ano passado (28,97%) e em 2016 (28,58%). O gênero Ficção foi o que sofreu maior variação de valor, 4,56%. Antes, em 2016, a média era de R$31,07 e, em 2017, R$ 32,49. Em contrapartida, Não Ficção Especialista teve uma queda de 1,90% em 2016, os livros eram vendidos por R$ 62,77 e, no ano passado, por R$ 61,58%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário