Cenp divulga posicionamento sobre privacidade de dados

Buscar

Cenp divulga posicionamento sobre privacidade de dados

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Cenp divulga posicionamento sobre privacidade de dados

Entidade acredita em autorregulamentação do setor como melhor forma de coibir risco de roubo de informações


6 de abril de 2018 - 12h15

Presidente do Cenp, Caio Barsotti (Créditos: Eugênio Gulart)

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou nessa quinta-feira, 5, nota afirmando acreditar na autorregulação para coibir o risco de roubo e vazamento de dados de cidadãos nas redes sociais.

A organização vem a público após o escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica, onde dados pessoais de mais de 80 milhões de usuários foram usados para a campanha política de Donald Trump.

De acordo com o texto, episódios recentes envolvendo vazamento de informações de usuários não devem desmerecer a importância da tecnologia aplicada às comunicações.

Confira a nota na íntegra:

O CENP, por decisão unânime de seu Conselho Executivo, vem a público reafirmar a crença no sistema de autorregulação ético-comercial praticado pela área de publicidade no país, instrumento hábil a prevenir e evitar desvios que coloquem em risco a segurança de dados privados de usuários de plataformas de redes sociais, com danos reais aos agentes do mercado publicitário e consumidores. Entende o CENP que os episódios recentes não desmerecem a importância da tecnologia aplicada às comunicações nas chamadas redes sociais, mas serve de advertência sobre os riscos a que todos estão sujeitos num universo novo de comunicação, razão pela qual todos os que dele participam – de agências de publicidade e seus clientes anunciantes às autonominadas “empresas de tecnologia” que atuam de forma comercial como veículos de divulgação – devem adotar formas de controle que assegurem o pleno entendimento por parte dos usuários dos conteúdos veiculados e que respeitem em sua veiculação, o direito à privacidade dos consumidores, que devem ter a opção clara de recusa às mensagens que não tenham sido solicitadas e/ou não sejam de seu interesse.

O CENP entende que pactuar e acatar as normas que compõem a autorregulação ético-comercial, contribuindo permanentemente com seu aperfeiçoamento, por ser instrumento de transparência, segurança e governança do mercado e que possui dinâmicas claras de atualização ao tempo no qual a ação publicitária é desenvolvida, é a melhor opção para os agentes que exercem, de forma direta ou indireta, qualquer tipo de atuação no campo da publicidade, respeitando-se as legislações vigentes no país. 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário