TIM ativa rede comercial de IoT sobre 4G

Buscar

TIM ativa rede comercial de IoT sobre 4G

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

TIM ativa rede comercial de IoT sobre 4G

Tecnologia, chamada narrow band em IoT (NB-IoT), adotada pela operadora, já possibilita a criação e o desenvolvimento de soluções voltadas para smart cities


22 de junho de 2018 - 14h05

TIM lança padrão que viabiliza aplicações de IoT em redes 4G na frequência 700 MHz, liberada pela TV analógica (Crédito: Reprodução)

A TIM é a primeira operadora no mercado brasileiro a ativar na rede comercial 4G a funcionalidade NB-IoT (narrow band em internet das coisas). A plataforma permite viabilizar a oferta de soluções de IoT sobre a frequência 700 MHz (faixa liberada pelo desalojamento da TV analógica, que migrou para a TV digital). A primeira cidade a ter acesso à tecnologia é Santa Rita do Sapucaí (MG), onde está localizado o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), parceiro da operadora, junto com a Ericsson, para o desenvolvimento de soluções em IoT para cidades inteligentes.

A NB-IoT é um tipo de tecnologia de rede de baixo consumo de energia pela qual pequenas quantidades de dados são transmitidas a longas distâncias por meio de dispositivos com baixos requisitos de energia e bateria de longa duração. A tecnologia viabiliza funções como monitoração do sensor de rastreamento de ativos em lugares remotos ou de difícil alcance, o que permite conectar milhões de objetos.

“É um passo muito importante para a TIM ao sermos os primeiros a disponibilizar uma plataforma que vai possibilitar a criação de diversos serviços de internet das coisas voltados a princípio para cidades inteligentes. Com esta ativação, nos colocamos no papel de facilitadora para o desenvolvimento desta gama infinita de soluções que vão influenciar cada vez mais a vida de todos nós. Escolhemos a tecnologia NB-IoT por ser um padrão adotado mundialmente e que, aplicada à frequência de 700 MHz, amplia em até 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além do baixo consumo de bateria, com duração de cinco a dez anos, o que é fundamental para aplicações de IoT”, explica o vice-presidente de tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, em comunicado.

Outra vantagem para a TIM ao utilizar o NB-IoT na faixa de 700 MHz é a cobertura da operadora no Brasil, com mil cidades que já estão aptas a utilizarem a plataforma. Até 2020, serão mais de quatro mil municípios operando nessa faixa e que podem ser contemplados com soluções de IoT, de acordo com as novas parcerias da operadora no País.

A rede 4G da TIM vem sendo preparada como uma plataforma para todos os tipos de serviços, inicialmente com a banda larga móvel, passando pela internet fixa com a tecnologia WTTx (acesso fixo), além do VoLTE, serviço de voz sobre a rede de tecnologia de quarta geração e, agora, para soluções de cidades inteligentes por meio da plataforma NB-IoT.

Telefonia fixa ilimitada

A operadora também anunciou o TIM Office, serviço do TIM Empresas para pequenas e médias com ligações ilimitadas para fixo e móvel de qualquer operadora, como parte do seu reposicionamento neste segmento iniciado em abril.  O cliente passa a ter a opção de contratação de serviços de telefonia fixa por R$ 49,90 mensais, oferta válida para todas as regiões do País, que permite que o cliente faça ligações para fixo e móveis ilimitado para qualquer operadora sem precisar comprar um novo aparelho.

A convergência do serviço TIM Office com pacotes de telefonia móvel da TIM gera descontos exclusivos no TIM Black Empresas. Assim como o TIM Black para pessoa física, o plano pós-pago corporativo também passou por uma reformulação no mês passado, com a inclusão de diversos aplicativos de mobilidade, comunicação e redes sociais. A nova oferta chega para agregar o portfólio da TIM para empresas que já conta com produtos como internet de banda larga fixa, serviço móvel, proteção de dados e aplicações do seu negócio, além de descontos especiais para criar um site (TIM site by UOL), parceria da operadora com uma das maiores empresas de hospedagem do País, com foco no seu negócio, além da possibilidade de criação de uma loja digital (TIM Loja Virtual).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário