>>>>LINK >>> >>>ID >>

Limpeza no Twitter derruba número de seguidores globalmente

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Limpeza no Twitter derruba número de seguidores globalmente

Medida impede que perfis desabilitados contem na base de engajamento de perfis regulares


11 de julho de 2018 - 13h00

O Twitter anuncia hoje, globalmente, uma limpeza na sua base que deverá ser sentida pela maioria dos usuários por meio de uma queda no número de seguidores. As chamadas contas “desabilitadas” deixarão de contar como seguidores de contas regulares.

Créditos: PeopleImages/iStock

Segundo o Twitter, são consideradas desabilitadas contas que foram criadas normalmente e tiveram uma mudança brusca de comportamento, como tuitar um grande volume de respostas de uma só vez ou ser mencionada e bloqueada por um grande número de contas num curto período. Anteriormente, quando identificados, esses perfis tinham algumas funcionalidades automaticamente bloqueadas — como tuitar, retuitar e curtir posts — até a plataforma conseguir contato com o dono original e verificar se está tudo bem. Na ausência de resposta, o bloqueio permanece e, agora, esses perfis deixarão de contar na base de seguidores de perfis ativos.

Essas medidas não tem relação com as políticas anti-spam da empresa, que fazem uma varredura constante contra perfis falsos ou bots, retirando-as da base. A diferença é que esse tipo de perfil enganoso tem um comportamento de spam desde o início, enquanto as contas desabilitadas foram, na maioria das vezes, iniciadas por pessoas reais. Estas seguem existindo caso o dono original deseje retomá-la.

Apesar de estimar que perfis regulares deverão perder de um a quatro seguidores, o Twitter não tem um prognóstico do efeito que isso deverá ter em contas maiores, de influenciadores digitais e grandes empresas. Amanhã, a partir do processo de limpeza, esse impacto deverá ser melhor quantificado. A varredura não deverá influenciar na base 336 milhões de usuários ativos mensais da plataforma no mundo, uma vez que tais perfis já não eram contabilizados nesse cálculo.

“Entendemos que isso pode ser difícil para alguns usuários, mas acreditamos que acuracidade e transparência fazem do Twitter uma plataforma mais confiável para servir à conversa pública”, escreveu Vijaya Gadde, diretora da área de políticas públicas, segurança e transparência do Twitter, em comunicado oficial.

O anúncio ocorre duas semanas depois da polêmica envolvendo Júlio Cocielo no Twitter, que levantou um debate sobre o apoio que ele e outros influenciadores digitais recebem de marcas. À reboque desse debate, o mercado vem discutindo questões como ROI e falso engajamento nas plataformas sociais.

 

 

Crédito da imagem do topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • BOTS

  • digital

  • Engajamento

  • Júlio Cocielo

  • roi

  • Social

  • Spam

  • twitter

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”