Últimas notícias
Limpeza no Twitter derruba número de seguidores globalmente
Medida impede que perfis desabilitados contem na base de engajamento de perfis regulares
Limpeza no Twitter derruba número de seguidores globalmente
BuscarLimpeza no Twitter derruba número de seguidores globalmente
BuscarMedida impede que perfis desabilitados contem na base de engajamento de perfis regulares
11 de julho de 2018 - 13h00
O Twitter anuncia hoje, globalmente, uma limpeza na sua base que deverá ser sentida pela maioria dos usuários por meio de uma queda no número de seguidores. As chamadas contas “desabilitadas” deixarão de contar como seguidores de contas regulares.
Segundo o Twitter, são consideradas desabilitadas contas que foram criadas normalmente e tiveram uma mudança brusca de comportamento, como tuitar um grande volume de respostas de uma só vez ou ser mencionada e bloqueada por um grande número de contas num curto período. Anteriormente, quando identificados, esses perfis tinham algumas funcionalidades automaticamente bloqueadas — como tuitar, retuitar e curtir posts — até a plataforma conseguir contato com o dono original e verificar se está tudo bem. Na ausência de resposta, o bloqueio permanece e, agora, esses perfis deixarão de contar na base de seguidores de perfis ativos.
Essas medidas não tem relação com as políticas anti-spam da empresa, que fazem uma varredura constante contra perfis falsos ou bots, retirando-as da base. A diferença é que esse tipo de perfil enganoso tem um comportamento de spam desde o início, enquanto as contas desabilitadas foram, na maioria das vezes, iniciadas por pessoas reais. Estas seguem existindo caso o dono original deseje retomá-la.
Como combater os bots do mal
“Entendemos que isso pode ser difícil para alguns usuários, mas acreditamos que acuracidade e transparência fazem do Twitter uma plataforma mais confiável para servir à conversa pública”, escreveu Vijaya Gadde, diretora da área de políticas públicas, segurança e transparência do Twitter, em comunicado oficial.
O anúncio ocorre duas semanas depois da polêmica envolvendo Júlio Cocielo no Twitter, que levantou um debate sobre o apoio que ele e outros influenciadores digitais recebem de marcas. À reboque desse debate, o mercado vem discutindo questões como ROI e falso engajamento nas plataformas sociais.
Crédito da imagem do topo: iStock
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário