Copa incrementa investimentos em TV no 1º semestre

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Copa incrementa investimentos em TV no 1º semestre

Sem considerar descontos praticados no mercado, televisão aberta recebeu cerca de R$ 36 bilhões no período, segundo a Kantar Ibope Media


8 de agosto de 2018 - 15h45

Segundo levantamento da Kantar Ibope Media, a Copa do Mundo ajudou a movimentar o investimento em publicidade no primeiro semestre deste ano. Em comunicado enviado nesta quarta-feira, 8, a empresa afirma que houve “crescimento nos principais mercados aferidos”, com pico de investimento em maio, às vésperas do início do Mundial.

A TV aberta teve crescimento de 7% em relação ao ano anterior segundo o estudo, movimentando cerca de R$ 36 bilhões em valores brutos nos primeiros seis meses do ano. O levantamento da Kantar Ibope Media não leva em consideração os descontos praticados no mercado, mas somente os valores oficiais das tabelas de veículos. Canais por assinatura tiveram aumento de 22% e as ações de merchandising realizadas em televisão cresceram 8%.

No geral, os valores estão maiores também pelo aumento da cobertura da Kantar. Em cinema, por exemplo, passou a contar 137 praças em comparação com as 14 de 2017. Out-of-home passou a incluir mais formatos e digital passou a contar mais de 300 veículos.

Entre os setores econômicos com melhor desempenho estão Comércio (18% dos investimentos em mídia), seguido por Serviços ao Consumidor (13%) e Financeiro e Securitário (8%). A empresa de monitoramento do Grupo WPP contou mais de 33 mil anunciantes no período, 9% a mais que no primeiro semestre de 2017. As farmacêuticas Genomma (R$ 2 bilhões) e Hypera Pharma (R$ 1,5 bilhão) lideram os investimentos, seguidas por Ambev (R$ 1 bilhão), Unilever (R$ 944 milhões) e Claro (R$ 826 milhões).

Entre as agências, a Y&R ficou em primeiro lugar, gerindo cerca de R$ 2,2 bilhões, seguida por Africa (R$ 1,7 bilhão) e My Agência (house da Hypera Pharma, com R$ 1,5 bilhão). Todos os valores são brutos, não representando o investimento real em mídia nem ao faturamento dos veículos, uma vez que os descontos negociados no setor não estão calculados.

 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • TV aberta

  • Cinema

  • televisão

  • claro

  • TV por assinatura

  • Africa

  • Ambev

  • ooh

  • Unilever

  • Kantar Ibope Media

  • Y&R

  • Hypera Pharma

  • Genomma

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”