Nat Geo cria microfone detector de mentiras

Buscar

Nat Geo cria microfone detector de mentiras

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Nat Geo cria microfone detector de mentiras

Aparelho analisa batimentos cardíacos e voz dos entrevistados do programa Explorer Investigation


28 de agosto de 2018 - 19h12

Do AdAge*

O National Geographic desenvolveu uma ferramenta curiosa para assegurar que a verdade seja dita em Explorer Investigation, seu primeiro programa de jornalismo investigativo na América Latina. O aparelho é o Microfone da Verdade e foi desenvolvido junto com a MediaMonks. Ele analisa a voz e os batimentos cardíacos dos usuários para determinar se o entrevistado está dizendo a verdade ou escondendo coisas.

 

Aparelho tem sistema de luz para avaliar a fala do entrevistado (crédito: reprodução)

Se a pessoa estiver sendo honesta, o microfone irá acender uma luz verde. Se houver incerteza, a luz ficará amarela. Já uma mentira tornará a luz vermelha.

De acordo com Alex Mendes, head de serviços criativos da Nat Geo Partners para a América Latina, a ideia era reinventar o antigo microfone em uma época de discussão sobre notícias falsas. Além disso, a empresa espera que a ferramenta acrescente diversão e entretenimento para as típicas entrevistas com celebridades e políticos.

Como qualquer tipo de detector de mentiras, o Microfone da Verdade pode errar. “É impossível dizer se alguém está mentindo ou dizendo a verdade com 100% de certeza”, diz Mendes. Ele acrescenta que o aparelho serve como uma forma de exercer pressão sobre o usuário para evitar deslizes.

Tradução: Thaís Monteiro

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário