Maior semanal do País, revista Veja faz 50 anos

Buscar

Maior semanal do País, revista Veja faz 50 anos

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Maior semanal do País, revista Veja faz 50 anos

Título da Abril revisita história e publica série de reportagens especiais sobre dez setores da economia


12 de setembro de 2018 - 16h41

Ultima edição da revista, de 7 de setembro de 2018 (Crédito: Reprodução)

Maior semanal em circulação no País, a revista Veja, da Editora Abril, completou esta semana 50 anos. Hoje, possui uma circulação média semanal de 849,5 mil exemplares (impresso e digital), segundo dados de maio do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e uma edição local para a capital paulista, a Veja São Paulo.

A publicação foi criada em 1968, no início da ditadura militar, pelos jornalistas Roberto Civita e Mino Carta, com a finalidade de ser uma revista informativa nos moldes da Time, dos Estados Unidos. Ela trazia, na matéria de capa, uma reportagem sobre a União Soviética após a invasão russa à Checoslováquia.

Desde então, a revista teve edições censuradas; ficou conhecida por criar a seção de entrevistas Páginas Amarelas; criou capas especiais, como as doze produzidas sobre a morte do cantor David Bowie; e noticiou eventos que marcaram a história nacional.

Em 1983, começou uma estratégia de conteúdo local com a Veja São Paulo, cobrindo assuntos relevantes da cidade e do contexto urbano, além de roteiros de lazer e gastronomia — patrocina até hoje um dos prêmios mais importantes de restaurantes e bares de São Paulo, o Comer e Beber. Outros título locais vieram anos depois, como Veja RIO, BH e Brasília, criada há cinco anos. Posteriormente, a Editora Abril descontinuou esses títulos, sendo a.Veja Rio em agosto deste ano, junto a outras oito marcas da empresa.

Primeira edição da revista em 1968 (Crédito: Reprodução)

A comemoração da Veja começou em julho, quando publicou uma linha do tempo da revista em seu site e anunciou, por meio de uma Carta ao Leitor, o início de uma série de reportagens sobre dez setores da economia brasileira. O último foi sobre Indústria, publicada na edição cuja capa repercutiu o atentado contra Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República.

Além disso, a semanal realizou duas vezes o evento Amarelas ao Vivo. O terceiro acontece com os presidenciáveis em 19 de setembro, no Teatro Santander. E, em novembro, o título realiza a segunda edição do Prêmio Veja-se, que homenageia brasileiros líderes de mudanças sociais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário