Maior semanal do País, revista Veja faz 50 anos

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Maior semanal do País, revista Veja faz 50 anos

Título da Abril revisita história e publica série de reportagens especiais sobre dez setores da economia


12 de setembro de 2018 - 16h41

Ultima edição da revista, de 7 de setembro de 2018 (Crédito: Reprodução)

Maior semanal em circulação no País, a revista Veja, da Editora Abril, completou esta semana 50 anos. Hoje, possui uma circulação média semanal de 849,5 mil exemplares (impresso e digital), segundo dados de maio do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e uma edição local para a capital paulista, a Veja São Paulo.

A publicação foi criada em 1968, no início da ditadura militar, pelos jornalistas Roberto Civita e Mino Carta, com a finalidade de ser uma revista informativa nos moldes da Time, dos Estados Unidos. Ela trazia, na matéria de capa, uma reportagem sobre a União Soviética após a invasão russa à Checoslováquia.

Desde então, a revista teve edições censuradas; ficou conhecida por criar a seção de entrevistas Páginas Amarelas; criou capas especiais, como as doze produzidas sobre a morte do cantor David Bowie; e noticiou eventos que marcaram a história nacional.

Em 1983, começou uma estratégia de conteúdo local com a Veja São Paulo, cobrindo assuntos relevantes da cidade e do contexto urbano, além de roteiros de lazer e gastronomia — patrocina até hoje um dos prêmios mais importantes de restaurantes e bares de São Paulo, o Comer e Beber. Outros título locais vieram anos depois, como Veja RIO, BH e Brasília, criada há cinco anos. Posteriormente, a Editora Abril descontinuou esses títulos, sendo a.Veja Rio em agosto deste ano, junto a outras oito marcas da empresa.

Primeira edição da revista em 1968 (Crédito: Reprodução)

A comemoração da Veja começou em julho, quando publicou uma linha do tempo da revista em seu site e anunciou, por meio de uma Carta ao Leitor, o início de uma série de reportagens sobre dez setores da economia brasileira. O último foi sobre Indústria, publicada na edição cuja capa repercutiu o atentado contra Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República.

Além disso, a semanal realizou duas vezes o evento Amarelas ao Vivo. O terceiro acontece com os presidenciáveis em 19 de setembro, no Teatro Santander. E, em novembro, o título realiza a segunda edição do Prêmio Veja-se, que homenageia brasileiros líderes de mudanças sociais.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Revista

  • aniversário

  • editora abril

  • Veja

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”