Heineken analisa consumo responsável em bares

Buscar

Últimas notícias

Publicidade

Heineken analisa consumo responsável em bares

Ação, que integra iniciativa global "When You Drive, Never Drink", inclui nudges para encorajar motoristas a não dirigirem bêbados em São Paulo e Porto Alegre


5 de dezembro de 2018 - 15h35

Como parte da iniciativa global “When You Drive, Never Drink”, que há três anos busca desempenhar um papel ativo na discussão sobre consumo responsável de alcoólicos, a Heineken replicou uma ação internacional em 18 bases das capitais de São Paulo e Rio Grande do Sul. A iniciativa almejava analisar o comportamento de ambos os sexos em relação a mistura de bebidas com direção.

Ao longo de duas semanas, o estudo acompanhou a conduta de consumidores de bebidas alcoólicas. Na primeira, a intenção era analisar o comportamento das pessoas sem a intervenção da marca. Na segunda, com o objetivo de encorajar motoristas a não dirigirem bêbados, os locais receberam nudges (toques) no vallet, entrada, mesa, banheiro e até mesmo nos discursos de garçons para evitarem bebida e direção. Além disso, a Heineken desenvolveu um cardápio para condutores com drinques sem álcool.

 

Um dos nudges da ação de Heineken (crédito: divulgação)

O experimento baseado em ciência comportamental, feito pela consultoria InBehavior Lab, constatou uma redução de 25,2% no número de motoristas que beberam e dirigiram — 45,3%, em Porto Alegre; e 12,9%, em São Paulo. Nos bares mais engajados na causa, a cada cem condutores, 35 foram impactados e não consumiram álcool.

“A ideia era entrar na conversa do bar, na hora que a pessoa realmente decide se vai beber ou não. As intervenções no ambiente do bar têm um papel sutil, mas poderoso na mudança de comportamento. Os nudges funcionam como uma ajuda extra no momento exato da decisão. Fazem a pessoa parar para pensar. As pessoas sabem que quando dirigem, nunca devem beber”, disse Flávia Ávila, economista comportamental e CEO da InBehavior Lab, em comunicado.

Veja vídeo da ação da Heineken:

*Crédito da foto no topo: RawPixel/Pexels

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Flávia Ávila

  • Heineken

  • Consumo

  • Heineken

  • When You Drive

  • Never Drink

  • InBehavior Lab

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”