Ruth de Aquino deixa diretoria da Infoglobo

Buscar

Ruth de Aquino deixa diretoria da Infoglobo

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Ruth de Aquino deixa diretoria da Infoglobo

Segundo comunicado, movimento era previsto após consolidação da estrutura que reúne O Globo, Extra e Época


6 de dezembro de 2018 - 8h29

Depois de um ano à frente da diretoria editorial da Infoglobo, Ruth de Aquino deixa a empresa, numa saída acordada com o diretor-geral da empresa, Frederic Kachar, segundo comunicado da própria jornalista. A demissão, prevista em acordo, deve-se à consolidação do projeto de estruturação e integração dos títulos da empresa.

Ruth de Aquino e Chico Amaral anunciaram, em julho, novo projeto gráfico do O Globo (Crédito: Divulgação/ Antonio Scorza/ Agência O Globo)

“Já estava combinado desde o fim de 2017 que eu deixaria de ser colunista por um ano para ajudar a Infoglobo a consolidar a integração das três marcas — e depois meu cargo seria extinto. Era minha missão tornar supérfluo o cargo”, afirma Ruth em publicação de sua página pessoal no Facebook, referindo-se a O Globo, Época e Extra. “Não há litígio, não há vítimas, há simplesmente o fim previsto de um ciclo, tanto que voltarei a escrever, agora para O Globo, como antes escrevia para Época. Não pedi demissão, fui demitida como acordado previamente — e com toda a elegância característica ao Grupo.” Ruth era colunista da revista semanal antes de assumir a diretoria.

Dessa forma, os diretores de redação das marcas citadas — Alan Gripp em O Globo, Daniela Pinheiro na Época e Humberto Tziolas no Extra — passam a responder diretamente a Kachar. Esse grupo passa a liderar a operação junto aos editores executivos do mesão comandado por Fernanda Delmas, que distribui as pautas entre as diferentes equipes da Infoglobo e organizam o fluxo de produção.

A passagem de Ruth pelo cargo deixou marcas profundas na estruturação dos títulos. A primeira foi a integração das redações de O Globo, Extra, Expresso e Época (com mudança de sua base jornalística para o Rio de Janeiro), anunciada logo após sua chegara e concretizada no início deste ano. A concentração de demandas comerciais de todas as marcas, incluindo ainda Editora Globo e jornal Valor Econômico, também passou a uma só estrutura de atendimento a mercado anunciante, com Virginia Any à frente. Em março, a Época apresentou novo projeto gráfico e editorial, antecipando sua comemoração de 20 anos. Além da venda avulsa e assinatura independente, a semanal passou a ser comercializada também como parte de um pacote incluindo um dos jornais quality da empresa — O Globo e Valor –, o que quase dobrou sua circulação. Em julho, O Globo também apresentou novo projeto gráfico editorial, formulado especialmente para a redação integrada. Durante a gestão de Ruth, a empresa também consolidou, em união com a Editora Globo, o aplicativo Globo Mais, de marcas segmentadas sob demanda.

Rev

Nenhum desses processos ocorreu, por outro lado, sem traumas. Por ocasião da integração da redação, na virada 2017/2018, muitos jornalistas foram dispensados. Mais recentemente, em outubro, o Portal dos Jornalistas divulgou nova reestruturação que, segundo comunicado oficial, incluía ainda trocas de posições e até promoções, além de dispensas. Contudo, teve destaque a demissão de muitos profissionais das redações de todos os veículos e de outros setores, incluindo pratas da casa.

Anteriormente à Infoglobo, Ruth teve passagens por Abril, O Dia, Jornal do Brasil, Manchete e BBC de Londres. Também chegou a presidir a WAN-Ifra, Fórum Mundial de Editores, com sede em Paris.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário