English

Chega!!!

Hoje em dia as fontes de inspiração buscam os profissionais. Link, link, link, twitter, twitter, blog, link, e-mail, YouTube, link, link, MSN, blog, twitter. É o dia inteiro esse inferno. Difícil não é buscar referências. Difícil é sair de baixo dessa pilha. E, como se não bastasse, ainda tem os brinquedos, a engenharia, a arquitetura e a arte, músicas....chega!!!

Eventos? Médio

Acho que os festivais sempre tiveram a função de determinar o parâmetro da qualidade criativa. Devem indicar não o caminho a seguir, mas deixar claro o que já passou. Acho que não existem workshops relevantes para profissionais de criação. Não no Brasil. Mas uma tarde baixando palestras do TED (www.ted.com) resolve o problema.

Sutilezas

Acho que cada vez é mais difícil ter o pulso do consumidor. É cauda longa. Cada vez mais nichos, cada vez mais sutilezas.

É preciso gostar

Estamos em uma fase de transição. Gente que não gosta do que é obrigado a criar, misturado com gente que gosta, mas ainda é inexperiente. Cada vez mais me dou conta de que NÃO HÁ como aprender. Para criar e utilizar novas ferramentas, os profissionais de criação precisam GOSTAR. Gostar e utilizar. Para entender o potencial. Para criar em cima desse potencial. Quem já faz isso, vai bem. Quem não faz, é porque ainda não entendeu. Nem vai.

Ídolos

Não precisam ser da profissão, necessariamente. Nem duram muito tempo. Gondry, Philippe Garrel, Bob Burnquist, Brad Brid, Brad Pitt (convenhamos...), Steve Jobs, Alejandro Iñaritu, Charlie Kauffman, Alfonso Cuarón, Larry Page, Sergey Brin, Chris Anderson, Seth Godin, Jon Stewart, David Letterman, Kate (do Lost), Nick Hornby, Will Wright, Dexter, J.J. Abrams, Jonathan Ive, Larry David, Tarantino, Peter Petrelli.

proximo
Sérgio Valente