Análise Social & Influencer: morna e sem grandes surpresas
Fred Siqueira, CCO da Ampfy, analisa o primeiro ano da área no Cannes Lions e aponta que o grande desafio desse júri é reconhecer trabalhos que sem o social não teriam força alguma
Análise Social & Influencer: morna e sem grandes surpresas
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23 de junho de 2018 - 16h37
Por Fred Siqueira, CCO da Ampfy
Jura? Sexta-feira, dia do segundo jogo do Brasil, dez horas da manhã. Eu aqui, preocupado com o cabelo do Neymar e o M&M me pede para escrever uma análise sobre o festival.
Brincadeiras a parte, ontem foi o dia dos grandes vencedores de umas das categorias debutantes no Cannes Lions 2018: Social & Influencer.
A nova categoria, em sintonia com as demais desta edição, foi morna e sem grandes surpresas, incluindo um Ouro para um case já premiado em 2017, o “Google Home of the Whopper” – por se tratar de uma nova categoria, o case pôde ser reinscrito. Mas é, sem dúvida, daqueles trabalhos de cair o queixo e nos matar de inveja. Quem não viu, vale a pena conferir aqui.
Como, praticamente, qualquer peça de hoje em dia pode ser publicada nas redes sociais, o grande desafio desse júri é reconhecer aqueles trabalhos que sem o social não teriam força alguma.
É o caso do primeiro Grand Prix da história nessa categoria: “Nothing Beats a Londoneer”, da Nike, que também ganhou em Titanium. Lembro que, quando a campanha saiu, assisti ao filme com o André Chueri, na agência, e não gostamos, não entendemos nada. Filme confuso, com uma linguagem que a gente não pegou. Esse é o ponto, não era pra gente.
A W+K de Londres usou, de forma brilhante, todo o arsenal das redes sociais para conectar a Nike com os jovens londrinos através de uma linguagem autêntica e histórias reais, tudo para fazê-los se sentirem como verdadeiros heróis do esporte.
Talvez a maior prank que o intervalo do Super Bowl já viu, garantiu um Ouro para a Droga 5. Alguns dias antes do evento, os perfis nas redes sociais de diversos astros australianos como Russell Crowe e Hugh Jackman, divulgaram o que seria o novo filme do Crocodilo Dundee.
Durante o intervalo do evento, o trailer do suposto filme revelou que, na verdade, se tratava de uma propaganda do governo australiano para incentivar o turismo da região.
Game over. No dia em que eu criar um skill move para o Fifa, eu juro que paro. Zerei a carreira. Foi o que a adam&eveDDB de Londres fez para o lançamento do Fifa18. Escondeu o truque “El Tornado” no jogo e desafiou os gamers a descobrir o combo. A coisa pegou fogo nas redes sociais, inclusive com milhares de vídeos das pessoas reproduzindo o movimento na vida real.
Dois trabalhos brasileiros foram premiados na categoria, ambos da Almap. Uma Prata e um Bronze para a GOL com o “The Neymarless Sponsorship”.
E um Bronze para Snickers com #WTFRonaldo.
Bom, preciso botar a cerveja pra gelar. Espero que Brasil e Costa Rica seja bem mais emocionante e cheio de surpresas do que Cannes 2018.
#paz
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