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Piloto tetraplégico rende Leão de Prata à Globo em Creative Data

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Cannes

Piloto tetraplégico rende Leão de Prata à Globo em Creative Data

Grey também conquistou troféu na categoria; Grand Prix foi dado à case da Whirpool, dos Estados Unidos


20 de junho de 2017 - 16h40

Rodrigo Mendes pilotou carro movido a comandos cerebrais (Crédito: Reprodução)

Dar uma volta completa em um autódromo com um carro de Fórmula 1 não é algo inovador. Mas na edição de 2107 do Cannes Lions, esse feito rendeu um Leão de Prata em Criative Data. O motivo é que a pessoa que pilotava o carro não consegue mover nenhum músculo do pescoço para baixo há mais de 27 anos.

Com a proposta de mostrar à sociedade que a inclusão e o respeito as diferenças são essenciais para tornar a vida dos deficientes mais justa, a Globo usou tecnologia e inovação para a gravação de uma das campanhas da plataforma Tudo Começa Pela Respeito. Em março, Rodrigo Mendes – que se tornou uma voz ativa na luta pelos direitos dos deficientes físicos após ter ficado tetraplégico quando tinha 18 anos, por conta de um tiro sofrido em um assalto – foi convidado para voltar a ter a experiência de conduzir um automóvel.

Mais de 100 profissionais – entre engenheiros de tecnologia e mecânicos, além da equipe da emissora – se dedicaram à concepção de um carro de Fórmula 1 movido por comandos cerebrais. O teste de Rodrigo Mendes aconteceu no autódromo Velo Cittá, localizado na cidade de Mogi-Guaçu, em São Paulo. A emocionada reação do piloto ao dar uma volta na pista sozinho no carro deu origem ao filme televisivo, veiculado no Fantástico e nos intervalos de programação da emissora. A produção da campanha ficou a cargo da Casa de La Madre. Veja:


Na opinião do presidente do júri da categoria, o trabalho da Globo mereceu o Leão pela boa aplicação da tecnologia. “O case entrou em discussão porque mostra um uso muito forte de tecnologia bem avançada associada a uma ampla divulgação. A campanha contou com a força da televisão e acabou atingindo uma grande quantidade de pessoas, com forte exposição. Chegamos a avaliar a chance de o case receber um Ouro, mas como nosso júri tem uma quantidade limitada de Leões dourados, tivemos de ser criteriosos. Mas o trabalho tem, de fato, muita qualidade, assim como vários outros do Brasil que foram inscritos na categoria”, elogia Eric Salama, CEO da Kantar, responsável por presidir os trabalhos de Creative Data.

Reclame Aqui e Grey
Além da Globo, outra peça brasileira também conquistou um Leão em Creative Data. Com o case “Colour of Corruption”, criado para o Reclame Aqui, a Grey conquistou um troféu de Bronze. O trabalho consiste em um plug-in que, ao ser instalado em computadores e smartphones, destacava, entre as notícias da internet, os nomes de políticos brasileiros envolvidos em denúncias de corrupção, fornecendo aos leitores informações sobre seu histórico e denúncias. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=xGBHS7XYIks

Grand Prix
Com a proposta de definir a campanha que usou dados de forma mais criativa, o grupo de jurados elegeu o case “Care Counts”, criado pela DigitasLBI, de Chicago para a Whirpool. A ideia uniu tecnologia de máquinas de lavar roupa a um projeto de educação e melhoria do rendimento escolar. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=oxbipSM8GmA

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