
Opinião

Artigos
2023
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O reconhecimento do sagrado
Bauducco não considerou nuances importantes em sua última campanha, nem se apropriou da sua bênção de ser lembrada, querida e respeitada por várias gerações
Aprendendo com ursos e garfos
Caos que se instaura na cozinha de restaurantes relembra o cotidiano de uma agência em tudo o que há de melhor e pior em todos nós
A diversidade precisa florescer em novos ambientes
Somente dessa forma é possível fomentar, efetivamente, a inovação
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O lifelong learning é também um longlife losing
O acúmulo desenfreado de informações para garantir a sobrevivência individual no mercado de trabalho ocorre em detrimento de saberes para benefício da vida em sociedade como um todo
A publicidade tradicional escolheu a estagnação do passado
Eu não acredito que a publicidade clássica tenha morrido, ainda está viva e poderosa em superlativos
Por que o fim do mundo é um cenário mais visível do que o fim da democracia?
O pânico provocado pelo surgimento de novas tecnologias é um padrão da nossa sociedade, em geral, por medo da não adaptação e pela tendência moderna ao conforto
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Inteligências e paraísos artificiais
Como o digital, a inteligência artificial demandará ampliação de conhecimentos, mas não um descontrole resultando em catástrofe global
Na luta contra a misoginia, nós homens, perdemos por WO
No Brasil, as mãos masculinas são estendidas apenas para calar a boca dos críticos, esbofetear mulheres e dar tapinhas nas costas dos brothers
2023 será o ano do protagonismo humano
Gestão de comunidades é uma das maiores dádivas do mundo digital/social, mas segue um patinho feio na distribuição da verba de marketing
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Chegamos à era da incerteza
O momento é de troca do lifelong learning pela liberdade do lifelong unknowing
Pague 1, leve 3
O processo de aprendizado é uma questão individual. O que realmente faz a diferença para a coletividade são as ações e mudanças promovidas a partir dele
Por que adoramos odiar nossos clientes?
Cultura nacional do melindre, que inviabiliza a fala e escuta adequadas nos processos de feedback colaboram com a “Guerra Fria” instaurada entre clientes e agências
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Influenciadores: três iniciativas urgentes
Se a P&G nos EUA consegue dobrar investimento em meio de comunicação de pessoas negras, por que empresas brasileiras não conseguem fazer o mesmo?
A voz do lixo não quer ser ouvida
Cannes é um festival que não ressoa dentro dos valores que defendemos hoje como prioritários e inegociáveis para um pacto-civilizatório
A melancolia de um mercado bovarista
Estado de insatisfação crônica na publicidade é resultado de gap geracional e herança de uma vivência analógica deslumbrada com futurismos e promessas tecnológicas
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15 milhões de meritocracistas
O metaverso está se formando a partir de uma lógica colonialista aplicada ao digital
Keep On Rockin’ In The Free World
Por que as marcas adoram pagar de engajadas, mas não bancam o engajamento? Muitas aderiram ao Blackout Tuesday, mas nenhuma mostrou recibo do pix para a conta de alguma instituição antirracista
Chegou o mês das tendências
Do modelo de trabalho à performance, marcas se veem diante de novas oportunidades dentro de temas já amplamente debatidos
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#10yearchallenge da publicidade brasileira
O desafio dos dez anos aplicado a influenciadores, media social e mobile, e a dificuldade de as agências abraçarem a diversidade, por Ian Black