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Comunicação

Armando Strozenberg assume presidência da Abap

Em novo posto no Grupo Havas, agora como chairman Brasil da Z+, ele substituirá Orlando Marques por um curto período, até a próxima eleição no segundo trimestre de 2017


14 de outubro de 2016 - 11h20

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Orlando Marques passas a presidência da Abap na semana que vem para Armando Strozenberg

Primeiro vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Armando Strozenberg assumirá a presidência da entidade até a próxima eleição no segundo trimestre de 2017. Ele substitui Orlando Marques, que se afasta da Abap nove meses após deixar seu posto no conselho da Publicis Worldwide. Desde então, Orlando passou a integrar a Centria Capital Partners, boutique de investimento com escritórios em São Paulo e Nova York, mas manteve-se na presidência da Abap. Entretanto, agora assumirá um projeto de consultoria no Ibope. “A nova função criaria conflito com o papel de representante do mercado de agências, por isso a decisão foi me afastar do cargo”, diz Marques, em comunicado oficial.

Armando Strozenberg também acaba de mudar de função no Grupo Havas. Antes chairman da Havas Worldwide, agência que em abril passou a integrar o Havas Creative Group, ele agora é chairman Brasil da Z+, que conquistou a conta da TIM no ano passado e acaba de incorporar o escritório carioca da Havas Worldwide. Embora Z+ e Havas Creative Group pertençam a mesma holding, a francesa Havas, há comandos distintos no Brasil. A Z+, agora com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, responde ao CEO Douglas Patrício. Já a Havas Creative Group, que inclui Havas Worldwide e BETC, é comandada no País há cinco meses pela dupla Erh Ray e Gal Barradas.

Com Orlando Marques fora do mercado de agências, a solução encontrada pela Abap foi a da transferência da presidência para o primeiro vice-presidente. Desta forma, Armando Strozenberg concluirá o atual mandato, que é o segundo de Marques, eleito em 2013 de reeleito em 2015. A posse de Strozenberg está marcada para a próxima quarta-feira, 19. A mudança ocorre em um momento importante para as agências, quando elas estão envolvidas nas negociações de redefinição das regras comerciais que regem o mercado. Nas tratativas que se dão no âmbito do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), a Abap é a principal voz em defesa dos interesses das agências, ao lado da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro). Até então, Orlando Marques era um dos representantes das agências nessas negociações, que também envolvem os veículos e os anunciantes, estes representados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

No mercado de agências há 40 anos, Armando Strozenberg começou sua carreira como jornalista. Formado pela UFRJ, foi correspondente internacional e editor do Jornal do Brasil. Em 1976, fundou a agência Estrutural, em sociedade com Rogerio Steinberg. Em 1983, inaugurou a Contemporânea, em sociedade com Mauro Matos. E desde 2008, quando vendeu o controle da agência para o Grupo Havas, atua na holding francesa.

Strozenberg tem também longa atuação nas entidades do mercado. Foi presidente do Capítulo Rio de Janeiro da Abap e presidiu por dois mandatos, entre 2001 e 2005, a Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Atualmente, preside a 3ª Câmara de Ética e é membro do Conselho Superior do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). E é também sócio da Casa do Saber Rio.

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