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Comunicação

As mudanças de contas do 1° trimestre de 2018

Santander, Nextel, Subaru, Pizza Hut e outros grandes anunciantes escolheram novos parceiros de publicidade nos primeiros três meses do ano


11 de abril de 2018 - 7h03

 

(Crédito: Divulgação)

Os primeiros três meses de 2018 foram movimentados por importantes mudanças na carteira das agências de publicidade. Alguns anunciantes que possuem expressivos budgets de investimentos em mídia aproveitaram o período para rever suas parcerias comerciais e selecionar novos parceiros de publicidade.

Meio & Mensagem reuniu, abaixo, algumas das mais importantes mudanças de contas anunciadas nos meses de janeiro, fevereiro e março. O compilado contempla os anunciantes cujas verbas de mídia os colocam no ranking Agências & Anunciantes, publicado anualmente por Meio & Mensagem.

Embora o resultado da concorrência do Santander tenha sido anunciado no início de abril, a escolha do banco pela Y&R entra na lista porque o processo de seleção da nova agência se desenrolou ao longo dos meses de fevereiro e março. Veja:

Y&R conquista Santander

Após uma primeira etapa de disputa, que envolveram também Talent Marcel (a então agência do banco), McGarryBowen, Z+, Accentura Digital e FCB Brasil, a Y&R e a J. Walter Thompson seguiram para a avaliação final, da qual a agência do grupo Newcomm saiu vencedora. A Y&R dividirá a conta de Santander com a Suno United, agência que já atendia parte da conta do banco.

Grey rompe com Avianca
Depois de um ano e meio de trabalho com a Grey, a Avianca anunciou o rompimento da parceria com a agência. A companhia aérea declarou que fará uma concorrência para selecionar um novo parceiro de publicidade.

Tok&Stok escolhe Fbiz
Após um processo de concorrência que durou quatro meses e teve a participação de dez agências, a Fbiz conquistou a conta publicitária da Tok&Stok, empresa de móveis e acessórios de decoração e design. O anunciante, que possui 54 lojas em 18 estados e no Distrito Federal, vinha sendo atendido pela DM9DDB desde 2005.

Subaru troca DM9 por Z515
A agência Z515, liderada por Zezito Marques da Costa e Alan Strozenberg, Flavio Nara e Marcelo Prista, foi escolhida pela Subaru para realizar suas campanhas de publicidade digital e off-line. Antes de escolher a agência, a Subaru estava na carteira da DM9, que chegou a produzir um filme publicitário estrelado por Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC e que, na época, liderava a operação da DM9.

 

Créditos: reprodução

Caixa mantém Nova/sb, Propeg e Artplan
Após a realização de uma concorrência que envolveu 13 agências, a Caixa divulgou as notas técnicas, que mantiveram as três agências que já atendiam a estatal com a conta da marca: Nova/sb, Artplan e Propeg. A Heads também fazia parte do grupo de agências da Caixa, porém, nessa concorrência, a Caixa definiu que trabalharia apenas com três empresas. A verba prevista para o atendimento da conta é de R$ 450 milhões por ano.

WMcCann anuncia Pizza Hut
A WMcCann iniciou o ano com a conquista da conta integrada da Pizza Hut. A agência, que já havia, também, anunciado a chegada do SBT à sua carteira, passou a ser responsáveis por todos os trabalhos de comunicação da rede de fast food. Antes de chegar à agência, a conta da marca estava na REF+.

Lew’Lara\TBWA conquista CVC
A companhia de viagens e turismo CVC passou para a carteira da Lew’Lara\TBWA no início de 2018. A marca estava sem uma agência desde novembro de 2017, quando rompeu uma parceria de dois anos com a Publicis Brasil.

Nextel retorna para Tribal
Após uma concorrência que durou dois meses, a Tribal Worldwide foi escolhida como a agência de publicidade integrada da Nextel. A conquista, na verdade, foi uma espécie de retomada de parceria, uma vez que o anunciante e a agência trabalharam juntos por nove anos, em outra fase da Salve Tribal. A relação começou quando a agência tinha o nome de Loducca e prevaleceu quando a reorganização do grupo ABC modificou o nome da operação para LDC. Logo após a fusão da agência com a Salve e com a rede digital Tribal, no início de 2017, o anunciante deixou a agência e ingressou na CP+B. No começo de 2018, porém, a Nextel promoveu uma nova seleção e selecionou a Tribal Worldwide. A primeira campanha da nova agência causou polêmica ao usar o personagem Ruivo, famoso nos comerciais da Vivo.

 

Ruivo ficou moreno para estrelar as campanhas de Nextel (Crédito: Reprodução)


Talent Marcel conquista Eudora e Oreo

A primeira grande campanha institucional de Eudora em 2018 marca o primeiro trabalho da Talent Marcel para a marca de cosméticos do Grupo Boticário. A marca selecionou uma agência de publicidade para ampliar sua visibilidade na mídia. A Talent Marcel criou o conceito “Chega Lá”, cuja campanha é estrelada pelas atrizes Marina Ruy Barbosa e Grazi Massafera. Em janeiro, a agência já havia conquistado a verba digital da marca de biscoitos Oreo, da Mondelez. Antes, a conta era atendida pela LOV. E, no início do ano, a Talent Marcel tamvbém anunciou a conta da Odontoprev.

LOV ganha conta digital de Nivea
A Nivea anunciou a LOV como sua nova agência digital. A agência, que faz parte do grupo DAN, conquistou a conta após processo de concorrência.

Grey conquista Bunge
A Grey conquistou a conta da Bunge. A agência passou a ser responsável por todas as marcas do grupo: Delícia, Soya, Primor e Salsaretti. Em dezembro de 2017, a Grey deixou de atender a Doriana e, por isso, pode participar da disputa pela conta da Bunge.

Giraffas escolhe Peppery
S Peppery conquistou toda a a conta de publicidade online e off-line da rede de fast-food Giraffas. A agência já trabalhava com a comunicação digital da empresa desde 2014. A partir de janeiro, começou a cuidar do desenvolvimento de todos os trabalhos de comunicação para a marca, que, recentemente, também passou a contar com o Instagram como plataforma de comunicação com o público.

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