Inscrições do Brasil em Cannes: R$ 4,6 mi
Edição de número 60 fatura R$ 51 milhões com quase 36 mil peças participantes de 92 países
Edição de número 60 fatura R$ 51 milhões com quase 36 mil peças participantes de 92 países
Alexandre Zaghi Lemos
13 de junho de 2013 - 10h31
O 60º Festival Internacional de Criatividade de Cannes começa neste domingo, dia 22, e será novamente marcado por recordes — como tem sido a história recente do maior encontro global de comunicação, marketing e mídia. Neste ano, cresceu 4% o número de inscrições de trabalhos concorrentes aos Leões, disputados por nada menos que 35.765 peças e projetos, de 92 países. Somente com inscrições de trabalhos, a empresa organizadora faturou € 18 milhões (cerca de R$ 51 milhões).
Já o número de cases brasileiros participantes será quase o mesmo do ano passado. Com oscilação positiva de 1,7%, o País envia 3.473 trabalhos ao Festival (54 a mais que em 2012), número que também significa novo recorde de inscrições do Brasil na história do evento. Assim, o País investe R$ 4,6 milhões na disputa pelos Leões de 2013 — o que significa 9% do total faturado pelo Festival.
As inscrições conjuntas de DM9DDB (220 peças), DM9Rio (69) e DM9Sul (64), feitas com o nome de “DDB Brasil”, lideram o ranking nacional. Este é um artifício para que qualquer prêmio conquistado por elas conte pontos para a rede DDB (veja tabela abaixo com as maiores concorrentes do Brasil).
Em 2013, o Brasil é novamente o segundo maior competidor, atrás somente dos Estados Unidos, que inscreveram 6.078 peças (veja tabela abaixo com as inscrições em cada uma das 16 áreas do evento).
O Meio & Mensagem está presente neste 60º Festival Internacional de Criatividade de Cannes com uma equipe de dez profissionais focados na produção de conteúdo para todas as suas plataformas. Durante o evento, reportagens, vídeos e fotos estão sendo publicados no hotsite especial www.meioemensagem.com.br/cannes.
Um dos atrativos do endereço é a série que conta um pouco da história de 60 anos do evento e da participação brasileira no Festival. Os leitores também pode participar, postando comentários e imagens nas redes sociais com a hashtag #mmemcannes.
Para complementar a cobertura realizada pelos jornalistas do Meio & Mensagem, cerca de 30 profissionais convidados escrevem no blog colaborativo Diário de Cannes. São eles:
Álvaro Rodrigues (DM9Rio)
Ana Cortat (Africa)
André Pedroso (Publicis Red Lion)
Andréa Dietrich (Netshoes)
Eduardo Axelrud (Competence)
Eduardo Marques (Pereira & O’Dell)
Eduardo Tracanella (Itaú)
Fabio Seixas (Conspiração Concept)
Fernando Campos (Santa Clara)
Fernando Nobre (Borghi/Lowe)
Flavio Waiteman (Master Roma Waiteman)
Fred Saldanha (AgênciaClick Isobar)
Guillermo Vega (Wieden + Kennedy)
Hugo Janeba (Mixer)
Janaina Augustin (O2 Filmes)
Jeff Paiva (NBS)
João Batista Ciaco (Fiat)
Laura Chiavone (Limo)
Luis Claudio Salvestroni (Agência3)
Malu Lopez (Unilever)
Marcelo Tripoli (SapientNitro iThink)
Marco Bebiano (Google)
Marisa Furtado (Fábrica)
Martin Montoya (WMcCann)
Mauricio Mota (Grupo Alquimistas)
Paulo Melchiori (R/GA)
Paulo Sanna (Wunderman)
René Sampaio (Fulano Filmes)
Roni Cunha Bueno (Terra)
Rui Branquinho (Y&R)
Sebastian Hall (Landia)
Tiago Ritter (W3haus)
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