Cannes terá Rede do Ano para América Latina
Agências passam a ser premiadas também de acordo com região, em pacote de mudanças que inclui ainda novas regras para o Palme D´Or e Agência de Mídia do Ano
Agências passam a ser premiadas também de acordo com região, em pacote de mudanças que inclui ainda novas regras para o Palme D´Or e Agência de Mídia do Ano
Felipe Turlao
5 de abril de 2014 - 2h25
As redes de agências, que já disputam o título global de Network of the Year, passam a concorrer também em nível regional no Festival Internacional de Publicidade de Cannes.
A organização do festival anuncia mudanças para as categorias especiais na edição 2014, dentre as quais se inclui a instituição do Regional Network of the Year, que apontará as redes mais premiadas em quatro regiões: EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia e Pacífico (as redes com operação na Austrália estão incluídas na disputa desta área), América do Norte (para Canadá e Estados Unidos) e América Latina.
No ano passado, a rede Ogilvy conquistou o prêmio global de Network of the Year muito por conta do desempenho da agência brasileira, que poderia garantir também o Regional Network of the Year, caso o prêmio já existisse.
A mudança ocorre após a organização ter ouvido líderes do mercado que teriam aprovado os prêmios regionais. “Sempre que apresentamos mudanças no Cannes Lions, consultamos líderes para assegurar que continuaremos sendo relevantes e refletindo as mudanças que estão ocorrendo no mercado”, afirma Terry Savage, chairman do festival.
Outras duas mudanças serão promovidas na edição 2014 do Cannes Lions. Uma delas afeta o Palme D´Or, que estaria sendo alinhado aos outros prêmios especiais, segundo a organização. Voltado às produtoras mais premiadas, o prêmio inclui entre as alterações o fato de que produtoras não precisarão mais ter 10 inscrições em Film, Film Craft e Branded Content & Entertainment para serem elegíveis ao Palme D´Or; e a novidade de que a categoria passa a considerar todos os shortlists e Leões das produtoras no cálculo da vencedora (antes, apenas os 10 trabalhos mais premiados de cada produtora eram considerados). Sobre a última mudança, haverá um limite de 10 pontos para peças de shortlist, como já ocorre na premiação de Agency of the Year. A expectativa do festival é dar exposição a mais produtoras ao redor do mundo.
Já o prêmio Media Agency of the Year será substituído pela Media Network of the Year. A grande mudança é que apenas redes de bureaus de mídia poderão concorrer. Os prêmios conquistados por agências de publicidade na categoria Media Lions serão computados para elas no cálculo dos prêmios Agency of the Year e Independent Agency of the Year. A rede de mídia vencedora será anunciada na terça-feira, 17 de junho.
A nova Regional Networks of the Year e a revigorada Palme D´Or serão reveladas no sábado, 21, mesmo dia para as vencedoras de Holding Company of the Year, Network of the Year, Independent Agency of the Year, Agency of the Year e Grand Prix for Good. O Cannes Lions ocorre entre 15 e 21 de junho.
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