David conquista conta global de Burger King
Agência da rede Ogilvy será dona da conta icônica que já passou pela Crispin, Porter+Bogusky
Agência da rede Ogilvy será dona da conta icônica que já passou pela Crispin, Porter+Bogusky
Felipe Turlao
28 de abril de 2014 - 6h12
A David, criada em 2011 por Anselmo Ramos, Fernando Musa e Gastón Bigio, conquista a icônica conta global de Burger King.
O cliente estava há três anos sem uma agência fixa para sua verba global, desde que encerrou um relacionamento de sete anos com a Crispin, Porter+Bogusky, responsável por cases como Whopper Sacrifice e Whopper Freakout.
Burger King vinha sendo atendido por agências locais, como Mother nos Estados Unidos e a própria David no Brasil e na Argentina. A conta norte-americana, inclusive, foi a primeira conquistada pela David em sua fundação. “Burger King foi a primeira marca que acreditou na agência e nos permitiu fazer alguns projetos relevantes, como Barbecue´s Day. Por isso, é uma conquista muito importante para nós”, afirma Ramos.
Prestes abrir um escritório em Miami, a agência que atua também em São Paulo e Buenos Aires passa a ter um cliente de renome internacional e que pode ajudá-la no objetivo, revelado por Ramos ao Meio&Mensagem na edição 1607, de transformá-la em uma das principais agências do mundo e participante das principais concorrências criativas. “Não tem jeito melhor de abrir um escritório nos Estados Unidos do que com uma conta dessa”, comemora Ramos.
A mudança segue o apontamento de Fernando Machado como vice-presidente global de gestão de marca do Burger King, em março – ele responde ao CMO global Axel Schwan. Anteriormente, ele era vice-presidente global de marca e desenvolvimento para Dove, na Unilever, e responsável no cliente pela campanha “Retratos da real beleza” – da Ogilvy.
Assim, Ramos e Musa já tinham relacionamento estreito com o cliente e, conforme apontado na coluna Em Pauta da edição 1604, com data de capa de 7 de abril, a tendência era que a relação da David com Burger King se estreitasse. “A vida é feita de coincidências, e essa foi absurda. Estávamos discutindo a abertura do terceiro escritório e, no meio do processo, aconteceu de o Fernando ir para lá”, afirma Ramos.
Campanha no forno
Nesta quarta-feira, 30, vai ao ar uma mega-campanha da David para Burger King, criada antes do apontamento para a conta global. A ação vai ressuscitar o personagem Subservient Chicken, que fez muito sucesso na campanha de 2004 criada pela Crispin e produzida pela The Barbarian Group. A ação, que relança o sanduíche Chicken Big King, terá um comercial de alguns minutos que conta, de forma bem-humorada, o que aconteceu com o personagem nesses dez anos de sumiço.
Em relação ao atendimento global, a David vai ajudar o cliente a conduzir um reposicionamento da marca que vai de encontro à necessidade de resgatar determinados valores. “Estamos no planejamento e preparando as primeiras execuções. Na verdade, é um resgate do amor das pessoas pela marca. Burger King é muito querido pelas pessoas. É uma marca pela qual as pessoas vão às lojas e colocam a coroa da marca na cabeça. Vamos resgatar esses valores na campanha”, diz Ramos.
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