Governo comprou R$ 23 bi em mídia
Entre 2000 e 2014, a Globo recebeu a maior parte dos investimentos em TV; já nos meios jornal, revista e portal a maior fatia está com quatro veículos principais
Entre 2000 e 2014, a Globo recebeu a maior parte dos investimentos em TV; já nos meios jornal, revista e portal a maior fatia está com quatro veículos principais
Meio & Mensagem
29 de junho de 2015 - 12h30
Levantamento feito pelo Instituto para Acompanhamento da Publicidade (IAP) para a Secretaria de Comunicação Social (Secom), requisitado pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, considerando dados do governo federal com publicidade mostra que, entre 2000 e 2014, foram desembolsados cerca de R$ 23 bilhões nas categorias TV aberta, jornais, jornal digital, revistas e portais. O montante investido abrange três anos do governo de Fernando Henrique, oito anos de gestão de Lula e um mandato inteiro de Dilma.
Do total investido, R$ 16.3 bilhões foram destinados à TV aberta, cerca de 73%. Somente a TV Globo recebeu R$ 7.4 bilhões, seguida por Record e SBT que, sucessivamente, receberam R$ 2.1 e R$ 2 bilhões. Para o meio Jornal, o governo desembolsou R$ 2.8 bilhões, considerando edição impressa e versão digital. À Folha foram destinados R$ 277,3 milhões e ao O Globo R$ 267,8 milhões.
Foram investidos R$ 2 bilhões no meio Revista com liderança da Veja que recebeu R$ 460,1 milhões, seguida por Época com R$ 213,6 milhões. Na categoria Portal foram investidos R$ 953,6 milhões, sendo o UOL responsável por receber R$ 87,9 milhões, em segundo lugar vem a Globo.com+G1 com R$ 73,7 milhões.
De acordo com a série histórica publicada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que abrange o mesmo período levantado pelo jornalista do UOL, a verba publicitária do governo cresceu 67,5% nestes 14 anos. Reportagem publicada na edição 1663, de Meio & Mensagem, no dia 8 de junho, mostra que uma característica em comum entre os três governos é que no último ano de mandato existe a redução de investimentos em publicidade, com uma exceção: no último ano do primeiro mandato do Lula houve aumento de 9,4%.
Confira os valores investidos por categoria entre 2000 e 2014:
Televisão Aberta (em bilhões)
Globo R$ 7.4
Record R$ 2.1
SBT R$ 2
Band R$ 1.3
RedeTV! R$ 0,484
Total das cinco principais: R$ 16.3 bilhões
Jornais (em milhões)
Folha R$ 275,2
Globo R$ 265,4
Estadão R$ 263
Valor R$ 169,7
Total: R$ 2.8 bilhões
Jornal Digital (em milhões)
Folha R$ 2,187
Globo R$ 2,448
Estadão R$ 2,743
Valor R$ 0,288
Total: R$ 7,666 milhões
Revistas (em milhões)
Veja R$ 460,1
Época R$ 213,6
IstoÉ R$ 184,1
Carta Capital R$ 64
Total: R$ 2 bilhões
Portais (em milhões)
UOL R$ 87,9
Globo.com + G1 R$ 73,7
R7 (a partir de 2009): R$ 23,9
Terra R$ 75,8
Total R$ 953,6 milhões
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