EUA tem recorde de concorrências
Dois terços delas envolvem marcas desconfiadas das agências
Dois terços delas envolvem marcas desconfiadas das agências
Meio & Mensagem
10 de junho de 2015 - 10h04
As agências de mídia dos Estados Unidos estão enfrentando um movimento incomum de grandes anunciantes abrindo simultaneamente concorrências pelo gerenciamento de suas compras de mídia, incluindo P&G, Unilever, L’Oréal, Coca-Cola, General Mills, Johnson & Johnson, Volkswagen, Fox e Sony.
A situação é tão preocupante que não há agências suficientes para investir tempo e dinheiro em todas as concorrências abertas no momento.
O Advertising Age apurou que ao menos dois terços das concorrências envolvem marcas que desejam maior transparência no pagamento de comissões dos veículos às agências, que muitas vezes não são retornadas ao cliente.
A crise de confiança aumentou recentemente, quando alguns profissionais de agências, sob anonimato, e analistas de mercado confirmaram as retenções em reportagem também do AdAge.
Abaixo, um quadro publicado pelo AdAge (em inglês) com as principais verbas em concorrência. Os dados incluem nome do cliente, verba de mídia nos Estados Unidos em 2013 e 2014, verba mundial em 2013, e atuais donas das contas.
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