Futebol domina o YouTube em dezembro
Dos dez comerciais mais vistos no Brasil em dezembro, seis tem o esporte como tema
Dos dez comerciais mais vistos no Brasil em dezembro, seis tem o esporte como tema
Meio & Mensagem
13 de janeiro de 2014 - 10h16
seis meses da Copa do Mundo, as marcas começam a direcionar de forma mais agressiva seus investimentos para campanhas focadas no futebol. E as pessoas parecem estar propensas a consumir esse tipo de conteúdo.
Publicada mensalmente por Meio & Mensagem, a edição de dezembro do levantamento YouTube Ads Leadboards mostra a preocupação dos anunciantes, até mesmo dos que não são patrocinadores oficiais da Copa, de relacionarem seus produtos e serviços direta ou indiretamente ao evento e aos atletas.
Dos dez comerciais mais vistos no YouTube pelos brasileiros durante o mês de dezembro, seis têm o futebol como tema. Três filmes da lista são de patrocinadores oficiais da Copa: Adidas, Itaú e Visa. Todos fazem menção direta ao evento: Adidas divulga a bola oficial Brazuca, Itaú convoca os brasileiros a entrarem em campo para fazer a diferença e Visa brinca com os carrascos Zinedine Zidane e Paolo Rossi para dizer que até mesmo eles serão bem-vindos à Copa.
Na lista de dezembro, três peças de marcas não-patrocinadoras abordam o futebol, como “Ouse ser brasileiro”, da Wieden + Kennedy de São Paulo para a Nike. O filme mostra jogadores da seleção brasileira demonstrando suas habilidades em jogo recheado de efeitos especiais. No caso de Samsung, a campanha conta a história de um time de craques liderados por Lionel Messi que irá salvar o planeta de uma invasão alienígena.
Dona do comercial mais visto no mês, a Turkish Airlines escalou Messi ao lado do astro do basquete Kobe Bryant para uma disputa sobre quem visita mais destinos em menor tempo, em uma verdadeira batalha de selfies.
Consolidado desde julho, o ranking considera somente acessos do Brasil e utiliza algoritmo para contabilizar visualizações orgânicas e as promovidas pelo anunciante, com compra de mídia no YouTube e em qualquer país do mundo. Também leva em conta a taxa de visualização (quanto de um vídeo as pessoas escolhem ver).
Veja dez vídeos mais vistos em dezembro:
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