Orlando Marques assume Abap
Já anunciada há alguns meses, mudança marca o fim de uma trajetória de quatro anos de Luiz Lara à frente da entidade
Já anunciada há alguns meses, mudança marca o fim de uma trajetória de quatro anos de Luiz Lara à frente da entidade
Felipe Turlao
16 de maio de 2013 - 1h24
“Essa é uma gestão de continuidade.” Foi desta maneira que Orlando Marques, CEO da rede Publicis Brasil, definiu seu mandato como presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), em almoço realizado nesta quinta-feira 16 em São Paulo para oficializar o novo comando. “Um dos principais desafios é a questão das concorrências", disse, sobre os temas que deve enfrentar, a partir de agora,
como representante das agências de publicidade brasileiras. "As mesas de compras estão aí e vieram para ficar. Nós pretendemos ter o manual de boas práticas em comum com a ABA.”
Para o vice-presidente da Abap, Armando Strozenberg (Chairman do Havas Worldwide Brasil), o tema é prioritário. “Em alguns casos, somos encarados como se fôssemos um negócio como outro qualquer. Precisamos definir se somos talento ou preço.”
Outro desafio da entidade será lidar com um mercado em transformação por conta do digital. “Estamos em um período de revolução, que desorganiza a maneira como veículos e agências estão estabelecidos e que vai mudar o jeito de trabalhar”, afirmou Marques. Gal Barradas, CEO da Fbiz, liderará um comitê digital cujos primeiros frutos devem ser anunciados já nos próximos meses.
Na solenidade de sua posse, Marques recebeu o comando das mãos de Luiz Lara, que retorna à atividade exclusivamente empresarial. Ele é chairman da Lew´Lara\TBWA, além de ter sociedade na Id\, Disruption Works, Mood, Brand You e CorporaBR. Esta última foi lançada na semana passada em sociedade com a rede TBWA, além de José Victor Oliva e o CEO do negócio Dalton Pastore – que foi presidente da Abap na gestão anterior às duas de Lara. Além disso, ele participa ativamente de várias ONGs, entre elas, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Obra do Berço e Childhood Foundation, entidade comandada pela Rainha Silvia da Suécia que atua no combate e na prevenção à exploração sexual infantil.
V Congresso e o legado
O período de Lara à frente da entidade foi marcado por mudanças no mercado publicitário, em muitas das quais a Abap assumiu papel central. Data deste período de quatro anos a criação da Lei 12.232, que rege a escolha de agências nas licitações públicas, a criação do Guia das Melhores Práticas nas concorrências privadas, a campanha “propaganda faz diferença”, a agenda pela defesa da liberdade de expressão comercial, a entrada no debate sobre a publicidade infantil com a plataforma “Somos Todos Responsáveis” e a realização do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação.
Outra novidade anunciada nesta quinta-feira 16, durante a posse, diz respeito ao V Congresso. O Comitê de Implementação das decisões, até então comandado por Marques, agora terá Marcio Santoro (Africa) à frente.
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