Comunicação
Quando o out-of-home ressignifica sua utilização
BETC criou “O Pôster Vampiro” nesta semana; veja outros exemplos de campanhas que conseguem sair do lugar comum nas ruas
Quando o out-of-home ressignifica sua utilização
BuscarQuando o out-of-home ressignifica sua utilização
BuscarBETC criou “O Pôster Vampiro” nesta semana; veja outros exemplos de campanhas que conseguem sair do lugar comum nas ruas
Renato Rogenski
22 de maio de 2019 - 17h12
Pôster criado pela BETC para a série “The Passage”, da Fox (Crédito: divulgação)
O fato de o meio ser um dos mais antigos do mundo não significa que a sua utilização usual não possa ser transformada por boas ideias, sejam simples sacadas ou aquelas que alimentadas por tecnologia de ponta.
Na semana passada, para promover a série da Fox The Passage, que conta a história de um vírus que transforma as pessoas em vampiros, a BETC criou “O Pôster Vampiro”. As peças, que foram instaladas pelas ruas de São Paulo durante a noite, não resistem à luz do sol e entram em combustão, pegando fogo imediatamente.
Nos últimos anos surgiram alguns exemplos nacionais da elasticidade criativa do out-of-home, seja sob o ponto de vista de impacto simplesmente visual ou até mesmo social. Em 2018, a mesma BETC criou o “Pôster Solúvel” para a Habitat para a Humanidade Brasil. Para ajudar no combate de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, os anúncios se dissolviam na chuva, matando a larva dos mosquitos. A campanha ganhou Leão de Bronze em Health & Wellness em Cannes.
Em 2015, a Ogilvy criou “O cartaz HIV positivo” para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV). Todas as peças desenvolvidas na campanha contam com uma tinta que contêm o sangue de pessoas portadoras do vírus. A mensagem principal é reforçada pelo conceito que assina todas os anúncios: “Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura”. No total, nove voluntários participaram da ação que foi colocada em pontos de ônibus, faculdade e bares da cidade de São Paulo.
Em 2018, a campanha “Rota de emergência”, criada pela Y&R para a JCDecaux, conquistou um Leão de Ouro na categoria Outdoor e dois Leões de Bronze em Outdoor e Media. Por meio de um aplicativo, as ambulâncias emitem um sinal quando estão passando pelas principais avenidas de São Paulo. A ideia é que os motoristas liberem a faixa para que o veículo consiga circular mais rapidamente e salvar mais vidas.
Em 2014, a Publicis criou a campanha “Carregadores de Sangue” para a Fundação Pró-Sangue. A iniciativa espalhou cartazes que, ao mesmo tempo que ajudavam as pessoas a carregarem os seus smartphones, lembravam o público sobre a importância da doação de sangue.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix