WGSN aponta tendências em marketing
Segmento de moda ganha mais ferramentas para se comunicar com consumidores
Segmento de moda ganha mais ferramentas para se comunicar com consumidores
Meio & Mensagem
9 de novembro de 2011 - 3h35
Em evento realizado no último dia 8, a WGSN e a Mindset, com parceria da Vice, apresentaram aos seus clientes as principais tendências em campanhas para marcas de moda. Para isso trouxeram a editora de marketing da WGSN, Rachel Arthur, baseada em Nova York. Em sua palestra, ela contou como as marcas do segmento fashion estão se comunicando com os consumidores e participando cada vez mais da vida deles em ações de comunicação integrada.
Entre os temas abordados estavam os pop ups virtuais, aqueles em que os clientes podem comprar ou conhecer melhor o produto que estão vendo na vitrine através do celular. Para isto basta que passem com a câmera do aparelho em cima da peça em questão, para realizar a compra. Iniciativa semelhante foi premiada no Festival de Cannes 2011 no case "Homeplus Subway Virtual Store", da sul-coreana Cheil para a rede de supermercados Tesco Homeplusde. A agência criou instalações no metrô de Seul que imitavam prateleiras com diversos produtos. As pessoas poderiam escolher o que elas queriam, em seguida posicionar o celular e escanear o QR Code do artefato
Outra inspiração para as marcas têm sido os games virtuais. “Uma pesquisa da Microsoft mostrou que 79% das mulheres nos EUA jogam online, seja em redes sociais ou outros. Elas têm entre 20 e 35 anos”, conta Rachel. Para cativar esse público a Dior lançou recentemente um jogo que está disponível em sua página. Usando o conceito de games consagrados como Tetris e Pac Man, as consumidoras podem movimentar peças do vestuário da grife, acessórios e maquiagem. Veja abaixo como funciona.
As redes sociais continuarão em voga nos próximos anos de acordo com Rachel, porém ela alerta sobre o uso do Facebook. “Muitas marcas pedem para seus fãs curtirem as páginas, porém o consumidor logo se cansa com a quantidade de informações que as marcas colocam”, diz. Segundo a especialista, o volume é tão grande que eles deixam de ver o que os amigos escrevem e por isso optam por descurtir a página e consequentemente ficam com uma imagem ruim da marca. Uma grife que Rachel considera um case de sucesso no Facebook, é a Burberry. Mais de 9 milhões de pessoas já curtiram a fanpage. Outra rede que está ganhando adeptas famosas, entre elas a boutique Oscar de La Renta, é o Instagram. A rede social para iPhone publica fotos em que a pessoa pode colocar efeitos para realçar a imagem. A rede já está sendo muito difundida no Brasil pelos próprios usuários, Porém poucas marcas brasileiras se apropriaram dessa possibilidade. O Tumblr, plataforma de blogs, também está sendo usado bastante no exterior. Rachel destaca a página da Topshop inglesa que consegue colocar o consumidor inserido no dia-a-dia da marca.
Na criação, os gif animados em imagens têm gerado bastante resultado e curiosidade. A Lanvin de Paris e a Ralph Lauren já fizeram campanhas online que mostram a tecnologia de colocar imagens em movimento. De acordo com Andréa Bisker, diretora da WGSN na América do Sul, as tendências apontadas pela empresa servem para 2012 e 2013. “O grande desafio dos próximos anos será conseguir uma aproximação com o seu consumidor, sem parecer invasiva. Essa aproximação tem a ver com a identificação que o cliente tem com os valores de cada marca”, ressalta Andrea.
O encontro também contou com a presença de Letícia Abraham, diretora e sócia da Mindset, empresa de planejamento que pertence ao mesmo grupo da WGSN, além de Gabriel Klein que explicou sobre as ações da Virtue, agência de ativação que é responsável pelo Puma Social Club, local do evento.
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